O varejo paranaense fechou 2022 com alta de 3,97%, de acordo com dados da Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).
Os setores com maiores crescimentos de vendas no acumulado do ano foram combustíveis (26,33%), livrarias e papelarias (23,03%), calçados (21,12%), óticas, cine-foto-som (17,4%) e vestuário e tecidos (10,17%).
Por outro lado, alguns setores apresentaram redução no faturamento, entre eles, materiais de construção (-8,98%), móveis, decorações e utilidades domésticas (-6,44%), lojas de departamentos (-3,77%) e farmácias (-1,5%).
O Natal de 2022 foi melhor do que o ano anterior, com volume de vendas 3,2% superior. Já na comparação com novembro, as vendas de fim de ano foram 9,4% maiores. Os setores mais beneficiados com as compras natalinas foram calçados (56,95%), vestuário e tecidos (45,62%) e livrarias e papelarias (30,15%).
Análise regional
O comércio de Curitiba e Região Metropolitana teve o melhor desempenho do ano, com elevação de 7,49% nas vendas, sobretudo das livrarias e papelarias (35,26%), combustíveis (27,83%) e calçados (20,07%).
A região de Maringá teve aumento de 6,49% nas vendas, com destaque para os setores de combustíveis (22,58%) e óticas, cine-foto-som (21,86%). Também registraram crescimento o varejo das regiões Oeste (1,03%), Sudoeste (0,61%) e Ponta Grossa (0,44%).
A única região com redução nas vendas em 2022 foi Londrina, com baixa de 2,22%.
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