A compra de imóveis via leilões pela internet cresceu expressivamente nos últimos meses no estado. De acordo com dados do Sindicato dos Leilões Públicos Oficiais do Paraná, abril teve a maior procura até o momento, com aumento de 215%, em relação ao mesmo mês, no ano passado. A oferta de novos imóveis para venda pela modalidade também subiu e chegou a 500% de alta. Cenário econômico instável por causa do coronavírus, isolamento social e possibilidade de investimento impulsionaram os negócios.
Os números referentes aos leilões de imóveis no estado, apurados pela Kronberg Leilões, mostram que somente no primeiro trimestre de 2020, a crescente foi de 150%, em comparação com o mesmo período do ano passado. Além disso, considerando apenas o mês de abril, a procura subiu 215%. Em maio, o número foi 185% maior no comparativo ao ano anterior.
"Um primeiro ponto a se observar é que as pessoas estão mais em casa, suscetíveis a comprar de forma virtual. Além disso, estão vendo o quanto é importante morar de forma confortável devido ao isolamento social. Outro fator decisivo para esse aumento, é que o imóvel tem se mostrado um ativo que pode render, aos investidores, mais do que dinheiro aplicado no banco", detalhou o leiloeiro público Helcio Kronberg.
Ao contrário de períodos anteriores em que o dinheiro investido no banco poderia render 14% de juros, sem riscos, agora os valores giram em torno de apenas 2,25% e a tendência é cair mais ainda.
"O investimento em imóveis tem se mostrado estratégico e atrativo, pois o bem valoriza e o investidor não sofrerá perdas, como na Bolsa de Valores. Além disso, o aluguel tem mais rentabilidade do que a atual renda fixa", detalhou.
Grande oferta
Desde o início da pandemia, em março, até o momento, houve um aumento de 500% na oferta de imóveis para os leilões virtuais. Isso porque, como não estão ocorrendo audiências, os juízes estão conseguindo - por meio do tele-trabalho - dar andamentos a processos que estavam parados, determinando, assim, mais envio de imóveis para esse tipo de venda. O Paraná tem conseguido números recordes: na frente de todos os outros estados brasileiros, já foram 2.170.007 atos judiciais em 100 dias de trabalho.
Na opinião de Kronberg, os números tendem a aumentar, tornando cada vez mais atrativo comprar imóveis em leilões pela internet, uma vez que há grande opção de escolha.
“Em função da crise econômica, a tendência é que mais imóveis sejam tomados pelos bancos por causa da inadimplência. Isso deve movimentar o mercado de leilões em todo o país”, finalizou.
Governo Lula cobra fatura de aliança com Lira nesta última semana do Legislativo
Lula busca ‘apoio VIP’ no exterior para impor censura aos críticos do governo; acompanhe o Sem Rodeios
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Juiz de Brasília condena Filipe Martins por suposto “gesto racista” em sessão do Senado
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast