Ouça este conteúdo
O Ventura Shopping, localizado no bairro Portão, em Curitiba, apresentou um crescimento de 33,9% nas vendas ao longo de 2022, na comparação com o ano anterior. O resultado se deve, em grande medida, às 59 novas operações no estabelecimento, colocando sua Área Bruta Locável (ABL) com ocupação acima de 90%.
Esse aumento na quantidade de operações é consequência da decisão da administração do shopping de permitir que micro e pequenos empreendedores fizessem parte do mix de lojas há pouco mais de dois anos. Além disso, o Ventura Shopping criou uma linha de relacionamento voltado a atender e facilitar a abertura de lojas ou prestação de serviços.
“A intenção desta iniciativa foi desmistificar que somente com grandes investimentos seria possível um pequeno empresário abrir seu negócio dentro de um shopping”, ressalta o superintendente do Ventura Shopping, Matheus Vitti de Aguiar, lembrando ainda que o programa dá apoio inicial aos empreendedores no tripé operacional, arquitetônico e marketing.
Ao comparar o desempenho do Ventura com a média de mercado de shoppings centers da região Sul, os resultados são ainda mais expressivos. Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), em 2022 as operações existentes no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, apresentaram crescimento nas vendas na ordem de 17,3%.
O ano de 2022 também levou mais pessoas para os corredores do Ventura. O empreendimento registrou aumento de 36,8% no fluxo de pessoas quando comparado ao ano anterior.
“Tivemos um ano com excelentes negociações para o empreendimento bem como para seus lojistas que venderam mais e também se depararam com um mall muito mais movimentado em 2022”, analisa Aguiar.
Planejamento para 2023
Os planos para 2023 seguem com expansão no mix, sendo que a estratégia prevê implantação de técnicas mais afinadas de atração e qualificação a lojistas, mantendo inclusive portas abertas para negócios locais que agregam valor.
O shopping inicia o ano ampliando seu mix de entretenimento com um amplo espaço inaugurado recentemente pela SNC Sports Bar com seis pistas de boliche. A operação com 800 metros quadrados veio para agregar as operações já existentes, focado na experiência do cliente.
“Essa é a nossa primeira operação em shopping e vimos no Ventura um local estratégico para este lançamento que apresenta o boliche como uma alternativa para confraternização entre famílias e amigos”, destaca o sócio da SNC Sports Bar, Sérgio Agostini Junior.