A Volvo exportou 69 ônibus novos para o BRT (Bus Rapid Transport) da Cidade da Guatemala, o primeiro BRT da América Central. O sistema denominado Tu Bus, que pretende integrar rotas de alimentação com o sistema Transmetro, deve iniciar as operações em maio.
Os veículos foram produzidos na unidade de Curitiba, no Paraná, e contam com carroceria da Marcopolo. Equipado com motor Volvo de oito litros, o modelo B8RLE tem excelente desempenho, com alta disponibilidade e elevada segurança. Tem o menor consumo de combustível e baixo custo por quilômetro rodado. É o mais leve da categoria, com quase 400 quilos a menos que modelos semelhantes.
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Os chassis congregam ainda pacote completo de conectividade, eletrônica embarcada e de segurança dos modelos da marca, como freio a disco, suspensão a ar e caixa de marchas automática. Trazem ainda o Volvo Connect, interface de serviços digitais que concentra num só lugar todas as informações monitoradas por conectividade nos veículos em tempo real, elevando a produtividade da operação.
Para fornecer os 69 veículos, a Volvo venceu uma licitação em conjunto com a Tecun, o importador da marca para a Guatemala. A atuação da empresa no país, aliás, não é nova. Desde o começo dos anos 2000 a Volvo exporta ônibus para a Cidade da Guatemala, onde estão em operação 116 veículos articulados e biarticulados da montadora, o que representa mais de 50% da frota da cidade.
O BRT da Cidade da Guatemala (Transmetro) e o sistema Tu Bus são operados pela EMT (Empresa Municipal de Transporte), empresa pública que gerencia o sistema de transporte da capital. Com as novas aquisições, amplia-se a integração de ônibus alimentadores para os troncais, os eixos exclusivos para articulados e biarticulados do BRT. Os novos Volvo vão atender a demanda de passageiros em regiões diversas da cidade, transportando-os até as estações de embarque para os eixos do sistema exclusivo para ônibus de grande capacidade.
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