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Volvo vai testar caminhões elétricos em fábrica de Curitiba.| Foto: Divulgação/Volvo

Em nova fase do estudo conjunto com a Secretaria Nacional do Trânsito (Senatran) sobre distribuição de carga nos eixos de caminhões elétricos, a Volvo iniciou o uso, em caráter experimental, desses veículos com zero emissões na logística de seu complexo industrial em Curitiba, para o abastecimento de diversos componentes nas linhas de produção. A iniciativa traz uma redução de 738 toneladas de emissões de CO2 por ano, dentro do compromisso da marca com a descarbonização nos transportes e nas suas próprias operações de manufatura.

Realizada pelas transportadoras Ritmo Logística e TLog, a operação é executada por dez caminhões Volvo FM Electric, em rotas diversas no Paraná e Santa Catarina até a fábrica da Volvo em Curitiba. “Estamos conciliando nossa contribuição para esse estudo conjunto com a Senatran com as metas de descarbonizar nossas próprias operações de transporte. Nossos caminhões elétricos são classificados como ZEV (zero emission vehicles/veículos com zero emissões)”, afirma Alan Holzmann, diretor de estratégia e planejamento de produto caminhões da Volvo.

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Os caminhões FM Electric que abastecem a produção da Volvo rodam até 380 quilômetros por dia, em diversas viagens de ida e vinda entre os fornecedores e a fábrica. A recarga das baterias é feita nos intervalos e após a jornada diária. “Além de ajudar nossos clientes na descarbonização de suas frotas, temos a meta de reduzir emissões em nossas próprias operações industriais e de transporte, chegando a zero CO2 em 2040. O uso de caminhões pesados elétricos é parte importante dessa iniciativa”, observa Bettina Konig, diretora de operações de transporte de manufatura da Volvo.

Dentre os componentes transportados estão os quadros de chassi dos ônibus e caminhões. O sistema funciona em Just In Time, um regime de gestão que encaixa as peças de acordo com a demanda diária. Qualquer eventualidade ou atraso pode comprometer o fluxo da fábrica. “Os caminhões Volvo FM Electric entregam os quadros de chassi diretamente na linha de produção diversas vezes ao dia, nos dois turnos de atividade da planta. Além de zero emissões, há redução substancial de ruído”, assegura Aline Gaensly, head de compras de serviços logísticos da Volvo.

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