Ouça este conteúdo
O Grupo Volvo vai alugar caminhões, ônibus e equipamentos de construção no Brasil. A operação da locadora será pelo escritório da Volvo Financial Services em Curitiba, onde a montadora sueca tem uma das maiores fábricas de caminhões do mundo, no bairro CIC. O anúncio oficial da multinacional sueca no mercado de locação será na próxima terça-feira (4).
A Locadora Volvo vai atuar com três planos: aluguel por quilômetro rodado, por hora trabalhada e por assinatura. Os prazos das locações variam de 24 a 60 meses.
Líder na venda de caminhões pesados no Brasil, a Volvo avalia a entrada no segmento de locação como oportunidade de atender uma nova demanda do mercado.
“Observamos uma tendência de locação de bens no transporte de cargas e logística, em setores da indústria, agronegócio, mineração, construção e florestal. Em muitos casos, esse transporte é feito por prestadores de serviços, que preferem a locação por conta dos contratos com prazos definidos”, avalia o diretor de Desenvolvimento de Mercado da Volvo Financial Services no Brasil, José Olímpico Francisco.
Demanda
Na avaliação da empresa, a locação amplia a oportunidade de crescimento para transportadores e embarcadores de produtos, já que não há necessidade de investimento em ativos. Dessa maneira, o dinheiro que iria para maquinário de transporte pode ser investido no desenvolvimento de seus próprios produtos e serviços.
“A locação abre inúmeras possibilidades de negócios aos transportadores, que poderão aumentar a frota e faturamento de acordo com a sazonalidade de suas operações ou para atender projetos específicos, utilizando veículos novos que serão devolvidos ao final do contrato", aponta o diretor executivo de Caminhões da Volvo, Alcides Cavalcanti.
Os veículos terão a manutenção feita pelas próprias concessionárias da Volvo em todo o país.