Sabe aquele dia que a gente acorda com a ideia de que é a tal da blusa azul de bolinhas brancas a peça ideal que vai salvar seu visual? Pronto! A busca pela roupa te faz revirar o armário e deixar tudo em pandemônios em menos de um minuto. Aí todo aquele tempo dedicado a organizar o guarda-roupa pareceu inútil. Bastam algumas reviravoltas nas gavetas para que a organização se torne uma tarefa árdua.
E tempo vai, tempo vem, nenhuma mágica acontece. As roupas ficam ali dentro, amassadas, dá quase para ouvir o grito desesperado das camisas de linho pedindo por um cabide. Não adianta, um dia vai ser preciso encarar a arrumação. E mesmo que pareça algo complexo, organizar o guarda-roupa não é uma tarefa tão complicada, até porque na teoria a gente sabe muito bem como fazer isso. Na teoria.
O maior problema não é organizar as roupas em si, mas conseguir manter a ordem por um longo período. E é a partir dessa análise que resolvi dar algumas dicas de como organizar o armário para mantê-lo arrumado sempre. Bom, vamos lá!
Para mostrar o quanto a missão não é tão absurda, contei no relógio o tempo que demorei para arrumar quatro gavetas, um cabideiro e seis prateleiras com sapatos, bolsas e blusas (tudo isso forma meu guarda-roupa de quatro portas). Dobrei e organizei cada espaço, limpando o móvel e tudo mais. O tempo total foi de duas horas e alguns poucos minutos (achei razoavelmente bom).
Comecei pelas gavetas. Retirei as roupas de cada uma, limpei o móvel e guardei as peças novamente gaveta por gaveta. Para facilitar a manutenção do armário, crie uma lógica só sua para organizar. Eu costumo deixar a primeira gaveta para meias, sutiãs, calcinhas e acessórios. A segunda para roupas de ficar em casa (pijamas), a terceira para blusas, cardigãs, etc. Aliás, não me preocupei em deixar as peças organizadas por cores, isso complica muito na hora de manter a ordem.
Logo depois arrumei os cabides. Deixei os casacos mais pesados nos cantos e os que mais utilizo no meio do guarda-roupa. Achei interessante guardar os lenços e cachecóis num cabide mesmo, todos dobrados ao meio. Os vestidos de festa, para não estragar com o tempo, foram colocados numa capa de TNT para não amarelar o tecido ou manchar.
Terminei o primeiro lado e fui para as outras duas portas do guarda-roupa. Arrumei os sapatos, deixando os de uso mais frequente na frente. As sandálias de festa guardei mais ao fundo. Logo mais para cima, coloquei todas as bolsas “em pé” – isso facilita enxergar todas que estão no armário. Os cosméticos foram separados em produtos para o cabelo e corpo.
Já na prateleira mais acima ficaram as roupas de cama, toalhas, cobertas e edredon. Bem lá na última – preciso pegar um banquinho da cozinha para alcançar– guardei as malas de viagem e algumas coisinhas de uso pouco frequente. Fim! Se sua casa for bastante úmida, vale investir naqueles produtos que evitam o mofo nas sapateiras, no cabideiro.
Sabe uma coisa que queria comentar? Vi muito sobre o uso de organizadores de gavetas, objetos que facilitam a organização nas prateleiras, ganchos para bolsas, etc, etc. Não precisa ter todos essas peças para ter um guarda-roupa super organizado. Você pode usar caixas de presentes, de sapatos, e com elas criar nichos nas gavetas, guardar peças mais delicadas.
Espero que no seu próximo tempo livre, a organização do guarda-roupa aconteça. Não vai acreditar o quanto vai facilitar sua vida. Vai por mim!
😉