Guarda-roupa sem portas. Crédito: Pinterest / ideiasdefimdesemana.com. | Foto:
CARREGANDO :)

Ano novo, casa nova. Se você passa pela mesma fase que eu, de planejar e começar a montar um apê do zero, sabe bem que cada economia é um alívio no fim do mês. E entre as primeiras coisas que são feitas num imóvel, antes de se mudar de fato, está o projeto de marcenaria.

Essa semana estou correndo atrás de várias coisas para conseguir, aos poucos, deixar o apê com a minha cara. Uma delas é o projeto de marcenaria.

Publicidade

Pesquisei, vi vários projetos e já fiz alguns orçamentos. E nesse barulho todo, saquei que algumas coisas podem baratear, sem deixar o projeto ruim. Vamos para as dicas:

A primeira delas é: marcenaria branca é mais em conta. Claro que é bem básico, e se você for que nem eu, que gosta de fugir um pouco dos padrões, vale investir em detalhes de outra tonalidade, ou mesmo dar um tom bacana no ambiente colocando cor e personalidade em outros pontos – parede, roupa de cama, pendentes, etc.

Outra dica, bem simples, mas que a gente nem sempre lembra, é fazer boa parte da marcenaria já de uma vez. Aí é possível chorar um pouquinho mais no desconto. Fazer o projeto do quarto, sala, lavanderia. Se tiver orçamento suficiente, acho que vale o investimento.

Portas que abrem para fora são mais em conta que as de correr. Se você não tiver espaço suficiente no ambiente para fazer um móvel que abra a porta, o jeito vai ser criar um mobiliário com portas de correr mesmo.

Cabideiros são mais baratos que prateleiras, assim como abertura por puxadores é mais barato que por abertura de toque. Uma ideia também bem interessante é não fazer a porta da frente e instalar uma cortina — garanto que não vai ficar feio.

Publicidade