Ainda na pegada industrial, dos lofts nova-iorquinos com estrutura de galpões e antigas fábricas, as paredes com tijolos à vista dão um destaque bem moderno na decoração.
Não sei explicar o porquê, mas a textura deixa o espaço mais aconchegante — independente se o tijolinho estiver cru, no marrom mesmo, ou pintado de branco.
Uma amiga minha resolveu retirar o acabamento de uma das paredes da sala dela, deixando o tijolo à mostra. Ficou super bacana, mas ela me contou que foi sofredor tirar o revestimento na marretada mesmo. Chegava uma hora que o braço cansava demais.
Depois de algumas buscas, descobri que é possível criar uma parede falsa de tijolos à vista usando isopor. Isso mesmo, I-SO-POR. Vale usar aquela placa de isopor que tem na papelaria mesmo, aquela bem fina.
Então, é o seguinte, você vai precisar dos seguintes materiais:
– Placas de isopor (a quantidade depende do tamanho da sua parede);
– Estilete, régua e caneta;
– Cola de isopor;
– Ferro de solda ou um objeto com ponta de metal que você possa aquecer sem se queimar;
– Tinta de parede da cor que preferir;
– Pincéis.
Comece medindo o tamanho da sua parede. Para saber quantas placas de isopor você vai precisar, vale pensar na seguinte conta: o tamanho dos tijolinhos é de 20 x 4 cm, o espaço entre tijolinhos é de 1 cm mais ou menos. Vale lembrar também que uma placa comum de isopor mede 100 cm x 50 cm. Faça as contas, hehe.
Corte quantos tijolinhos for precisar e faça o acabamento usando o ferro de solda. Você esquenta e vai arredondando um pouco cada tijolinho, fazendo pequenas deformidades (como mostra na figura acima).
Depois do material pronto, é só colar o isopor. Fixe cada pedaço com calma, para deixar a textura uniforme e sem nada muito torto. Por fim, finalize com umas duas ou três camadas de tinta.
Ah, vale lembrar que o isopor é um material que queima fácil. Então nada de fazer essa textura próximo a lareiras ou numa cozinha. Esteja atento.