Pensei em criar um guia de limpezas gerais, mas a cozinha tem tanto detalhe que resolvi escrever um post especial para ela. Na correria diária a gente acaba tentando limpar qualquer sujeirinha impregnada da maneira mais rápida possível que até comete algumas gafes. E aí depois que manchamos a porta branquinha da geladeira, ou riscamos aos poucos o inox do fogão, dá até um aperto no peito.
Cá estamos nós para ajudar na empreitada. Depois de algumas tentativas e erros, acabamos entendendo que alguns produtos são realmente PROIBIDOS de limpar qualquer coisa na cozinha. As receitinhas da vovó para limpar a casa realmente podem funcionar, opções genéricas que circulam pela internet também. Vamos para a faxina (não é muito animador, mas necessário)!
Pisos e azulejos
Detergente e água são suficientes. Se a gordura estiver um pouco complicada de tirar, água morna pode facilitar e esfregar com a vassoura também. Para finalizar, passe o pano úmido e limpo na cozinha, torcendo-o e trocando a água. Nas sujeiras mais difíceis, que ficam no rejunte, vinagre e bicarbonato de sódio são ótimos.
Fogão, microondas, sanduicheiras e afins
Use a parte amarela da bucha para fazer a limpeza. Com detergente e água você tira a sujeira superficial. Já para aquelas difíceis, ¾ de copo de bicarbonato de sódio, ¼ de sal, ¼ de água. Umedeça a área que será limpa com um pano e deixe essa mistura agir por aproximadamente 10 horas. Depois desse período, tire tudo com uma esponja ou pano. Simples e super eficaz.
Geladeira
Ela não acumula tanta gordura igual o fogão, mas junta muita sujeira. As peças soltas podem ser lavadas com água e detergente. Na superfície externa, lado amarelo da espoja e detergente. Para tirar o amarelado do plástico das geladeiras mais velhinhas, o bicarbonato de sódio (de novo!) devolve o branco para a peça.
Pia
É bom sempre ter cuidado com ela pois, se você não cuidar para retirar todo o resto de comida da louça, ela vai entupir. E como isso é chato. Uma dica para deixar a pia com os canos livres é usar bicarbonato com vinagre. Essa mistura também dá brilho e ajuda a limpar o inox da pia.
Panelas e utensílios
Sabe quando a gente esquece a panela no fogo? Para tirar as manchas escuras, coloque vinagre e água na panela e deixe a mistura ferver por mais ou menos cinco minutos. Se precisar, vá repetindo a operação que a cor da panela volte ao normal. Aquelas pequenas peças do fogão também podem ser limpas assim.
Os grandes vilões
Na geladeira, fogão, microondas, coifa – Evite álcool, alvejante multiuso, água sanitária, escova, palha de aço, produtos a base de amônia e solventes. Além de tirar o verniz e o brilho do eletrodoméstico, eles podem manchar.
Porcelanato, azulejos e cerâmicas – Ácidos, água sanitária e cloro são produtos proibidos quando o assunto é a limpeza de qualquer tipo de piso e revestimento. Limpa-pedras, álcool e desinfetantes comuns causam manchas difíceis de retirar.
Mármore e granito – Não use água sanitária, solventes, sabão em pó, querosene, sapólio, ácidos ou qualquer outro produto corrosivo. Assim como os pisos e revestimentos, essas pedras perdem a camada de proteção e a sujeira acaba impregnando na peça, causando manchas.