Quem tem móveis antigos em madeira vai concordar comigo: as peças duravam muito, mas muito mais. Não digo nas melhores lojas de decoração, mas hoje no comércio popular os móveis em madeira são muito mais frágeis. Isso porque o compensado veio ganhando espaço com seu apelo ecológico.
Claro que a natureza agradece o uso da nova matéria-prima. Não há o que discutir. A busca pela sustentabilidade não é só uma tendência, mas sim uma realidade e um caminho sem retorno (que bom!). Precisamos sempre buscar essa pegada, seja na separação correta do lixo, na implantação de uma composteira caseira, na busca pelo uso de materiais que agridam menos o ambiente.
E dentre tantas atitudes, é preciso também pensar no reaproveitamento do que se tem em casa. Não adianta levantar a bandeira da sustentabilidade se a gente continua consumindo exageradamente, entulhando cada vez mais as nossas casas e descartando o que ainda poderia ser utilizado.
Precisamos treinar nosso olhar para o que temos e criar a cultura da reforma, do conserto. O que eu queria mostrar para vocês é o novo uso para portas e janelas. Muitas delas são fabricadas com madeira de excelente qualidade, por que não aproveitar essa matéria-prima para criar um novo móvel?
Logo abaixo deixo exemplos bem interessantes para transformar essas peças. Se você não tiver habilidade (ou tempo mesmo) para lixar, pintar e aplicar verniz, peça ajuda a um profissional. Tenho certeza que vai ficar bem interessante, diferente e cheio de personalidade. 😉
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia