O Briguet Sem Medo desta quinta-feira (14) traz uma reflexão sobre o caso do padre José Eduardo, alvo de uma operação da Polícia Federal. A análise, contudo, faz uma conexão com a possível proibição de crucifixos em repartições públicas, tema que o STF julgará em breve.
Paulo Briguet contextualiza a cruz como símbolo profundamente enraizado na história e cultura do país. Isso desde a chegada dos portugueses em 1500, quando batizaram o território como "Terra de Santa Cruz". A decisão do STF, segundo ele, representa um questionamento à tradição cristã que marcou a formação do Brasil.
O caso do Padre José Eduardo: "perseguição injusta"
Em seguida, o episódio traz à pauta, então, o caso do padre José Eduardo, cuja residência foi alvo de uma operação da Polícia Federal. O sacerdote teve seu passaporte e celular apreendidos, além de ser convocado para depoimento.
Briguet critica o que considera uma perseguição injusta. Além disso, alega que a quebra do sigilo sacerdotal, bem como o tratamento dado ao padre José Eduardo são um ataque à liberdade religiosa. Para ele, esse tipo de atitude contra líderes religiosos reflete uma postura de repressão que já ocorreu historicamente em regimes revolucionários, por exemplo, onde exigia-se a lealdade ao Estado em detrimento da fé.
Por fim, Briguet expressa sua esperança em uma "ressurreição silenciosa" da fé no Brasil, impulsionada por padres e líderes católicos que atraem milhares de fiéis, promovendo uma renovação espiritual. Ele afirma que, apesar das ações do STF, a força do cristianismo prevalecerá. Desse modo, deixa um aviso aos membros do tribunal: "Não adianta julgar a cruz, vocês serão julgados por ela."
Assista ao Briguet Sem Medo às quintas e domingos
Uma análise sem amarras sobre os fatos da política e do cotidiano em formato de crônica, com o jornalista Paulo Briguet. Todas as quintas, às 8h, e domingos, às 20h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS