No episódio de Briguet Sem Medo desta terça (14), o comentarista Paulo Briguet reflete sobre como casos de ameaça à liberdade no Brasil refletem problemas graves. Os casos da cantora Claudia Leitte e da jornalista alemã Vicky Richter, ambas vivenciando uma perseguição contra liberdades fundamentais como a liberdade religiosa e de expressão, geram críticas quanto ao uso da máquina pública para instigar a perseguição e censura de civis.
O “crime” de Claudia consistiu em trocar um verso da canção “Caranguejo”, substituindo a frase “saudando a rainha Iemanjá” por “eu canto meu Rei Yeshua”, que é o nome de Jesus em aramaico. Já na situação da jornalista Vicky, a gravidade estava na tentativa de realizar um documentário que abordasse as tensões relacionadas à liberdade de expressão no Brasil. Em setembro de 2024, ela chegou ao país para entrevistar políticos e realizar investigações, inclusive, tentou agendar com o ministro Alexandre de Moraes. Após essa tentativa, a perseguição e injúrias iniciou contra a jornalista.
Onde está a liberdade religiosa e de expressão?
Onde estão a liberdade artística e a liberdade religiosa — o tempo delas também acabou, como disse o Flávio Dino sobre a liberdade de expressão? Se o simples fato de propagar a fé cristã ofende as outras crenças, quanto tempo levará para que padres e pastores comecem a ser presos?
Brigue também questiona o motivo pelo qual o Ministério Público (MP) da Bahia insiste em transformar uma licença poética em crime. Ele também aborda o fato de jornalistas independentes cada vez mais sofrerem ameaças e serem silenciados, algo vivenciado pela jornalista Vicky Richter em setembro de 2024, justamente quando estava produzindo um documentário sobre os problemas relacionados à liberdade de expressão no Brasil.
Assista ao Briguet Sem Medo todas as terças, quintas e sábados
Uma análise sem amarras sobre os fatos da política e do cotidiano em formato de crônica, com o jornalista Paulo Briguet. Todas as terças, quintas e sábados, às 20h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.