No episódio de Briguet Sem Medo deste domingo (29), Paulo Briguet comenta sobre a violação da lei na recente prisão do ex-deputado Daniel Silveira, que ocorreu quatro dias após ter recebido liberdade condicional. A determinação da nova prisão foi feita pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que alegou descumprimento das regras estabelecidas para a soltura.
Briguet critica a prisão de Silveira ao relembrar que o ex-deputado foi preso por um "crime de fala", portanto uma medida arbitrária e ilegal, segundo a Constituição Federal; reflete sobre os desdobramentos do caso no contexto jurídico, apontando o abuso de autoridade no caso de Silveira em comparação a criminosos de maior gravidade; e ainda, alerta para a ameaça da liberdade de expressão e a censura para todos que, assim como Daniel Silveira, se opõem ao governo atual.
O caso Daniel Silveira
Quatro dias após ter recebido liberdade condicional, o ex-deputado federal Daniel Silveira foi preso novamente pela Polícia Federal nesta terça (24). Segundo Moraes, Silveira teria descumprido o horário de recolhimento imposto como regra para a liberdade condicional.
A defesa do ex-parlamentar alega que ele sentiu fores dores lombares e, por isso, teria ido a um hospital em Petrópolis (RJ). Moraes alegou, no entanto, que não houve autorização judicial para isso e que, apesar de a liberação ter sido feita às 0h34, Silveira só retornou para casa às 2h10. O ministro determinou nesta quinta (26) que a defesa do ex-deputado explique as saídas e o "descumprimento das condições impostas na liberdade condicional".
A decisão contrasta com a orientação mais recente dos tribunais superiores e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de maior tolerância no tratamento de condenados.
Assista ao Briguet Sem Medo todas as quartas e domingos
Uma análise sem amarras sobre os fatos da política e do cotidiano em formato de crônica, com o jornalista Paulo Briguet. Todas as quartas e domingos, às 20h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.