No último dia 18 de fevereiro, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, formalizou uma denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 33 pessoas. Entre os crimes listados então abolição violenta do Estado de Direito, golpe de Estado, organização criminosa, dano qualificado ao patrimônio da União e deterioração do patrimônio tombado. A denúncia foi entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF) e gerou uma onda de repercussão no noticiário político nacional, polarizando reações tanto à esquerda quanto à direita.

CARREGANDO :)

A gravidade das acusações provocou um abalo significativo na opinião pública e nas esferas políticas brasileiras. Coincidentemente, a denúncia surgiu em um momento em que novas pesquisas indicam que o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrenta seu maior índice de desaprovação desde que assumiu o cargo. Este cenário tumultuado intensifica a discussão sobre o impacto político e jurídico da denúncia, que promete ser um divisor de águas no país.

Érica Gorga

Para entender melhor as implicações dessa denúncia, o Briguet Sem Medo convidou a professora Érica Gorga, especialista em Direito com vasta experiência acadêmica. Érica, que tem doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado na Universidade do Texas, já foi pesquisadora e professora visitante em instituições renomadas como Yale, Cornell, Vanderbilt e Stanford. Sua expertise pode iluminar os desdobramentos legais dessa acusação e o contexto atual da política brasileira.

Publicidade

Neste diálogo, Paulo Briguet explora o significado profundo dessa denúncia e sua relação com a realidade dos fatos, buscando análises que ajudem a esclarecer a confusão em torno da denúncia da PGR.

Assista ao Briguet Sem Medo às terças, quintas e sábados

Uma análise sem amarras sobre os fatos da política e do cotidiano em formato de crônica, com o jornalista Paulo Briguet. Todas as terças, quintas e sábados, às 20h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.

Canal Briguet Sem Medo

Acesse a comunidade no Telegram e receba conteúdos exclusivos pelo link https://t.me/briguetsemmedo