Na última sexta-feira, 14 de fevereiro, o vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, proferiu um discurso impactante na Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha. O evento, considerado um marco nas relações entre os EUA e a Europa, teve como um de seus pontos altos a frase emblemática de Vance: “Agora nós temos um novo xerife em Washington”, que deixou claras as suas intenções de reposicionar as relações diplomáticas.

CARREGANDO :)

Vance, um orador notável apesar de sua pouca experiência política – foi eleito muito jovem e tem apenas 40 anos – abordou temas delicados que envolvem a Comunidade Europeia, o Reino Unido e as políticas globalistas. Seu discurso provocou reações intensas entre líderes globalistas, que expressaram descontentamento com as críticas explícitas a questões como a liberdade de expressão e imigração.

O vice-presidente destacou a censura nas redes sociais imposta pela Comunidade Europeia, acusando-a de restringir a liberdade de expressão de seus cidadãos. Em um trecho particularmente contundente, Vance abordou a repressão à liberdade religiosa no Reino Unido, citando o caso de Adam Smith-Connor, um fisioterapeuta condenado por orar em silêncio nas proximidades de uma clínica de aborto.

Publicidade

Brasil vive um "Show de Truman"

O ex-diretor de informática do Departamento de Estado dos EUA, Mike Benz, comparou a situação política atual no Brasil a um "Show de Truman", fazendo referência ao filme de 1998 que retrata um homem vivendo em um reality show, cercado por atores que simulam sua vida cotidiana. Em suas declarações, Benz destacou que, desde as eleições presidenciais de 2022, o Brasil tem sido palco de uma verdadeira encenação manipulada pelas elites políticas que não aceitaram o governo de Jair Bolsonaro.

A ideia de que o Brasil vive uma encenação política reforça a percepção de um “Show de Lula”, onde eventos e discursos se tornam performances para manter o controle e a narrativa em favor do governo, enquanto críticas acerca da estabilidade do país e da erosão dos valores democráticos persistem.

Assista ao Briguet Sem Medo às terças, quintas e sábados

Uma análise sem amarras sobre os fatos da política e do cotidiano em formato de crônica, com o jornalista Paulo Briguet. Todas as terças, quintas e sábados, às 20h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.

Canal Briguet Sem Medo

Acesse a comunidade no Telegram e receba conteúdos exclusivos pelo link https://t.me/briguetsemmedo