No episódio de Briguet Sem Medo deste sábado (11), o comentarista Paulo Briguet analisa o Lula, amante da democracia e marido da ditadura. Em um discurso improvisado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se intitula um amante da democracia, quando seus atos demonstram que ele é o marido da ditadura. Lula afirmou que maridos são "mais apaixonados pelas amantes do que pelas esposas". A declaração foi feita durante um evento no Palácio do Planalto para marcar os dois anos dos atos do dia 8 de janeiro. No momento da gafe, o mandatário brasileiro dizia que se considera um "amante da democracia".
Em paralelo a declaração, Briguet aborda o uso e desgaste da palavra “democracia” muito utilizada pela sociedade, especialmente pelo presidente Lula. O comentarista faz um paralelo entre a narrativa do governo em defender a democracia com a Alemanha Oriental, que apesar de ter sido chamada oficialmente República Democrática da Alemanha, na verdade, era uma ditadura socialista disfarçada. Ele também destaca e critica o regime PT-STF, que não está defendendo a democracia, mas a concentração de poder, característica essencial do regime socialista.
A vida imita a arte: democracia apenas no discurso
O cronista também faz menção ao livro A Revolução dos Bichos com o recente caso Natuza Nery, citando um personagem da genial fábula do socialismo totalitário publicada por George Orwell há 80 anos. Briguet alerta, oito décadas depois, sobre o quanto as palavras de George Orwell soam espantosamente atuais e descrevem com perfeição a nossa Revolução dos Bichos e o comportamento da mídia militante brasileira. Isso é um reflexo do uso da democracia pelo governo, que a torna uma narrativa convincente para alcançar e manter o poder, manipulando a verdade e suprimindo cada vez mais a liberdade de expressão.
Briguet também faz uma análise sobre a figura de Lula e provoca algumas reflexões. Afinal, qual é a democracia que o Lula ama? É aquela mesma que os governantes e os ditadores da Alemanha Oriental, da República Democrática da Alemanha, amavam. A democracia que lhe dá poder. A democracia que lhe dá prazer.
Assista ao Briguet Sem Medo todas as terças, quintas e sábados
Uma análise sem amarras sobre os fatos da política e do cotidiano em formato de crônica, com o jornalista Paulo Briguet. Todas as terças, quintas e sábados, às 20h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.