No episódio de Briguet Sem Medo desta quinta (09), o comentarista Paulo Briguet apresenta o ministério da verdade e faz um contraponto com a manipulação da narrativa do 8/1, considerado pelo governo brasileiro um “abraço à democracia” e a denúncia feita em entrevista pelo ex-funcionário do Departamento de Estado dos EUA, Mike Benz, sobre a existência do "Ministério da Verdade" no governo americano desde 2016, mas que tem se expandido para a Europa e outros países, incluindo o Brasil.
Entre os fatos apontados por Benz, está a criação de um gigantesco aparato nas entranhas do governo americano — o chamado Deep State — para promover a manipulação, censura e a perseguição de conservadores (que eles chamam de “populistas de direita”) no mundo inteiro. O chamado Deep State, também já foi intitulado de Complexo Industrial da Censura, e agora é denominado Ministério da Verdade. Para se ter uma ideia, só nos Estados Unidos, 100 universidades mantêm centros de censura (disfarçados de “núcleos de combate à desinformação”).
E onde é que entra o 8 de janeiro nisso tudo? Na manipulação da narrativa.
No sentido avesso que a narrativa do 8 de janeiro foi montada para a manipulação da sociedade quanto ao verdadeiro golpe de estado no Brasil, que consistiu na tomada do poder pelo consórcio PT-STF. Com o evento em comemoração ao “abraço à democracia” que teria vencido o abraço à ditadura bolsonarista, o governo do presidente Luiz Inácio da Silva defende veemente a democracia, mas censura críticos e opositores políticos, insistentemente busca restringir a liberdade de expressão nas redes.
Mike Pence deixa muito claro, na sua entrevista a Joe Rogan, que Alexandre de Moraes foi o principal operador do esquema de censura e controle. Uma censura que não foi apenas local, mas importada, financiada e organizada internacionalmente pelo braço da CIA denominado Center for Effective Public Policy Studies (CEPS).
Briguet também destaca a recente declaração de Mark Zuckerberg sobre a insistente pressão para a manipulação e censura dos conteúdos nas redes sociais e a iniciativa para tentar reverter essa tendência, garantindo a liberdade de expressão de milhões de pessoas. Durante o pronunciamento, Zuckerberg afirmou que países da América Latina mantêm “tribunais secretos” que ordenam a remoção de conteúdo nas redes sociais de maneira discreta.
Assista ao Briguet Sem Medo todas as terças, quintas e sábados
Uma análise sem amarras sobre os fatos da política e do cotidiano em formato de crônica, com o jornalista Paulo Briguet. Todas as terças, quintas e sábados, às 20h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.