No episódio de Briguet Sem Medo desta quinta (09), o comentarista Paulo Briguet apresenta o ministério da verdade e faz um contraponto com a manipulação da narrativa do 8/1, considerado pelo governo brasileiro um “abraço à democracia” e a denúncia feita em entrevista pelo ex-funcionário do Departamento de Estado dos EUA, Mike Benz, sobre a existência do "Ministério da Verdade" no governo americano desde 2016, mas que tem se expandido para a Europa e outros países, incluindo o Brasil.
Entre os fatos apontados por Benz, está a criação de um gigantesco aparato nas entranhas do governo americano — o chamado Deep State — para promover a manipulação, censura e a perseguição de conservadores (que eles chamam de “populistas de direita”) no mundo inteiro. O chamado Deep State, também já foi intitulado de Complexo Industrial da Censura, e agora é denominado Ministério da Verdade. Para se ter uma ideia, só nos Estados Unidos, 100 universidades mantêm centros de censura (disfarçados de “núcleos de combate à desinformação”).
E onde é que entra o 8 de janeiro nisso tudo? Na manipulação da narrativa.
No sentido avesso que a narrativa do 8 de janeiro foi montada para a manipulação da sociedade quanto ao verdadeiro golpe de estado no Brasil, que consistiu na tomada do poder pelo consórcio PT-STF. Com o evento em comemoração ao “abraço à democracia” que teria vencido o abraço à ditadura bolsonarista, o governo do presidente Luiz Inácio da Silva defende veemente a democracia, mas censura críticos e opositores políticos, insistentemente busca restringir a liberdade de expressão nas redes.
Mike Pence deixa muito claro, na sua entrevista a Joe Rogan, que Alexandre de Moraes foi o principal operador do esquema de censura e controle. Uma censura que não foi apenas local, mas importada, financiada e organizada internacionalmente pelo braço da CIA denominado Center for Effective Public Policy Studies (CEPS).
Briguet também destaca a recente declaração de Mark Zuckerberg sobre a insistente pressão para a manipulação e censura dos conteúdos nas redes sociais e a iniciativa para tentar reverter essa tendência, garantindo a liberdade de expressão de milhões de pessoas. Durante o pronunciamento, Zuckerberg afirmou que países da América Latina mantêm “tribunais secretos” que ordenam a remoção de conteúdo nas redes sociais de maneira discreta.
Assista ao Briguet Sem Medo todas as terças, quintas e sábados
Uma análise sem amarras sobre os fatos da política e do cotidiano em formato de crônica, com o jornalista Paulo Briguet. Todas as terças, quintas e sábados, às 20h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Vigilância do Pix aumenta e parlamentares reagem: entenda a medida da Receita Federal
Devassa jurídica das emendas pode chegar a mais de uma dezena de partidos em ao menos 17 estados
A guinada de Mark Zuckerberg; ouça o podcast
Opositores afirmam que María Corina foi libertada após prisão violenta em Caracas
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS