O Briguet Sem Medo desta terça (4) começa com um apelo ao público, pedindo orações pela saúde do Papa Francisco, que se encontra internado em Roma enfrentando sérios problemas de saúde.

CARREGANDO :)

O assunto do vídeo, contudo, é um tema delicado: a perseguição anticristã. Afinal, os exemplos recentes de vilipêndio religioso são muitos. Basta ver o caso da decapitação de 70 cristãos na República Democrática do Congo. Mas nem sempre a perseguição é violenta. Às vezes ela começa de uma forma sutil, manifestando-se inicialmente na cultura, política e justiça, por meio da ridicularização e do respeito limitado à fé.

Londrina

Nesse sentido, vale destacar o caso de Londrina. Lá, uma vereadora apresentou um projeto de lei para proibir o vilipêndio de símbolos e dogmas cristãos. O projeto pretendia proteger a fé cristã diante de ataques e ofensivas culturais. Ele foi aprovado em primeira votação. Na segunda, porém, uma emenda proposta por uma vereadora do Partido dos Trabalhadores (PT) buscou reinterpretar e restringir o escopo do texto.

Publicidade

Essa emenda alterou o projeto original, criando um espaço para a interpretação subjetiva que poderia ser usada contra a liberdade de expressão cristã. Isso pode ter consequências nocivas e abrir precedentes para que a militância utilize a lei para perseguir qualquer manifestação de fé cristã.

Os cidadãos precisam estar atentos aos sinais de perseguição religiosa em suas comunidades - e agir. Antes que seja tarde demais.

Assista ao Briguet Sem Medo às terças, quintas e sábados

Uma análise sem amarras sobre os fatos da política e do cotidiano em formato de crônica, com o jornalista Paulo Briguet. Todas as terças, quintas e sábados, às 20h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.

Canal Briguet Sem Medo

Acesse a comunidade no Telegram e receba conteúdos exclusivos pelo link https://t.me/briguetsemmedo