Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paulo Briguet

Paulo Briguet

“O Paulo Briguet é o Rubem Braga da presente geração. Não percam nunca as crônicas dele.” (Olavo de Carvalho, filósofo e escritor)

Briguet Sem Medo

Premiação do globo de ouro é um alerta para a ditadura velada

No episódio de Briguet Sem Medo desta terça (07), o comentarista Paulo Briguet comenta sobre o prêmio Globo de Ouro recebido pela atriz Fernanda Torres por sua atuação no filme “Ainda Estou Aqui”, que retrata o período da ditadura no Brasil. O longa-metragem conta a história da família de Rubens Paiva, o ex-deputado federal brasileiro torturado e morto nos porões da ditadura militar em 1971. No filme, Fernanda interpreta o papel de Eunice Paiva, viúva de Rubens, que empreendeu uma admirável cruzada pessoal para que o Estado brasileiro assumisse a responsabilidade pela morte do marido.

Briguet parabeniza a atriz pelo reconhecimento, mas também aproveita para resgatar a história de outro herói que, infelizmente, também foi vítima do período da ditadura. O jornalista destaca o heroísmo e sacrifício de um jovem de 23 anos, Alberto Mendes Júnior, da Força Pública, atual Polícia Militar de São Paulo. Em 1970, Mendes Júnior, participou de uma operação de captura de terroristas na região do Vale do Ribeira, em São Paulo.

Houve um tiroteio entre um grupo da PM e os terroristas, deixando vários policiais feridos. Diante da situação, o tenente Alberto ofereceu-se como refém aos terroristas, para que os seus companheiros pudessem ser levados para um hospital. Depois de ser levado pelos terroristas para a mata, ele foi cruelmente assassinado a coronhadas.

Liberdade sob ameaça: A ditadura é uma realidade atual no Brasil?

Atualmente o Brasil tem centenas de presos políticos, com a diferença de que a esmagadora maioria deles jamais cometeu crime algum. Os presos do 8 de janeiro — ou melhor, os reféns do 8 de janeiro — foram condenados a penas absolutamente desproporcionais e descabidas, superiores às de assassinos, traficantes, pedófilos e sequestradores que hoje se acham livres. A máquina da censura também é maior e mais poderosa nos dias atuais do que na época da ditadura militar.

Rubens Paiva era um parlamentar. O ex-deputado Daniel Silveira também era. Em 2020, Daniel foi acusado, condenado e preso ilegalmente por gravar um vídeo em que xingava membros do Supremo Soviete brasileiro. Paiva lamentavelmente perdeu a vida. Silveira, depois de ganhar liberdade provisória, voltou à prisão por ter procurado atendimento médico durante uma crise renal. A defesa de Daniel Silveira já denunciou o caso à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, afirmando que o ex-parlamentar está sendo submetido a tortura e responsabilizando o Estado brasileiro caso algo lhe aconteça. Esse seria um dos sinais de abusos de poder e um alerta para uma ditadura velada no Brasil?

Assista ao Briguet Sem Medo todas as terças, quintas e sábados

Uma análise sem amarras sobre os fatos da política e do cotidiano em formato de crônica, com o jornalista Paulo Briguet. Todas as terças, quintas e sábados, às 20h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.