Nesta edição do programa, o comentarista Paulo Briguet faz uma relação com as eleições que se encerraram neste domingo (27) em todo o Brasil e o famoso "Teatro das Tesouras", iniciado há 30 anos no Brasil ainda no governo Fernando Henrique Cardoso. O tal teatro, uma herança de Lenin, simula o debate democrático entre linhas ideológicas que se dizem opostas, mas que na verdade se reduzem a uma disputa de cargos no poder.
Apesar das derrotas do PT e das vitórias do PL, essas eleições municipais mostraram que o Brasil vive uma espécie de decadência, simbolizada pela cidade de Jericó, onde a política atual é marcada por uma divisão ilusória entre direita e esquerda, que mantém o poder nas mãos de elites ideológicas. A grande verdade é que falta hoje no país uma verdadeira oposição e, no final das contas, o grande vencedor desse pleito é o Centrão, com suas articulações.
Eleições terminam com derrotas do PT e ascensão do Centrão
Apesar de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ocupar a chefia do Executivo federal, das 26 capitais, o PT conseguiu levar apenas Fortaleza (CE), com Evandro Leitão (PT), e viu o Centrão e a direita tomarem as demais 14 capitais.
No início de outubro, quando 11 capitais elegeram prefeitos no primeiro turno, o PT e alguns partidos satélites já haviam sido derrotados nas urnas. O partido de Lula perdeu em Vitória (ES) e Teresina (PI); o PSOL, em Macapá (AP) e Salvador (BA); e o PSB, em São Luís (MA).
O fracasso se aprofundou neste segundo turno, com a derrota de Guilherme Boulos (PSOL) em São Paulo; de Maria do Rosário (PT) em Porto Alegre (RS); de Natália Bonavides (PT) em Natal (RN); de Lúdio Cabral (PT) em Cuiabá; e de Luiz Roberto (PDT) em Aracaju (SE). Quando observada a região Nordeste, importante reduto eleitoral de Lula, a esquerda também sofreu outra importante derrota. Das nove capitais, sete foram para a direita e o Centrão.
Assista ao Briguet Sem Medo todas as quintas e domingos
Uma análise sem amarras sobre os fatos da política e do cotidiano em formato de crônica, com o jornalista Paulo Briguet. Todas as quintas, às 8h, e domingos, às 20h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS