A Adidas pode ter dado uma importante contribuição para o uso de materiais recicláveis. A empresa lançou nesta semana, em parceria com uma ONG chamada Parley for the Oceans, a edição limitada de um tênis de corrida feito com plástico de garrafas pet e restos de redes de pesca recolhidos do mar.
A linha Primeknit terá neste primeiro momento apenas 50 pares, mas a gigante do vestuário esportivo pretende testar os recicláveis em outras peças que fabrica, como calças, bermudas e camisetas.
De acordo com a Adidas, o número ainda pequeno de unidade se deve ao fato de o processo de transformar o nylon extraído das redes em fibras de alto desempenho ser trabalhoso – um contraponto com a modelagem das garrafas de plástico, que são bem mais fáceis de trabalhar. Cada par do tênis usa 16,5 garrafas e 13 gramas de nylon.
Ainda segundo a Adidas, a única parte que não é feita de rejeitos é a sola emborrachada. Ainda assim, o tênis de corrida é perfeitamente funcional.
Os pares, a princípio, não serão vendidos. Eles serão distribuídos em um concurso (que ainda terá detalhes divulgados) da marca.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia