Suas dúvidas vão acabar. Ou talvez. Um aplicativo nova-iorquino chamado Crushh promete analisar seus relacionamentos (amorosos ou não) e dizer quem gosta mais de quem.
O app usa algoritmos e um conceito de aprendizagem de máquina (uma das bases da inteligência artificial) para analisar os textos que você troca com amigos, familiares e companheiro/a amoroso para medir a relação. “Ele tem a habilidade de aprender o comportamento do usuário e relacionar às informações disponíveis”, disse o criador do aplicativo, Shi Wen, ao site Snap Munk.
Funciona assim, segundo o desenvolvedor: você escolhe algum de seus contatos para analisar o nível da relação com ela; o app então lê seu histórico de mensagens e dá uma nota de 0 a 5.
A nota 2,5 representa igualdade (você gosta tanto da outra pessoa quanto ela de você). Notas inferiores a 2,5 representam um desequilíbrio: você gosta mais da outra pessoa do que ela de você. Notas superiores a 2,5 indicam que a outra pessoa gosta mais de você do que você dela.
A aplicação só está disponível para Android, por enquanto, e na versão de testes.
Mas há, obviamente, duas questões importantes. A primeira é em relação à segurança. O desenvolvedor diz que “a privacidade é a maior preocupação” e que, embora o app leia as mensagens, “ninguém mais terá acesso a elas” (nem o contato com o qual você quer medir o relacionamento).
A segunda questão é bem mais difícil de responder: será que as máquinas podem interpretar a sutileza das relações humanas em algum grau ?
LEIA TAMBÉM:
>>>Como o Facebook sabe dados da sua vida offline
>>>Strevie Wonder não é cego! As cinco teorias da conspiração mais malucas
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad