Onde estariam os extraterrestres? Um grupo de cientistas diz ter a resposta — ou melhor, uma teoria sobre ela. Um estudo conduzido pelo Observatório Real da Bélgica, e publicado na revista científica Icarus, aponta que os aliens podem estar vivendo sob a camada de gelo de vários corpos celestes.
>>>Novo cálculo aponta quando faremos contato com aliens
Essa possibilidade foi levantada pela análise de exoplanetas (aqueles planetas fora do Sistema Solar) rochosos e com oceanos profundos. Lena Noack, que conduziu a pesquisa, aponta que há mundos com oceanos que chegam a 170 quilômetros de profundidade — o que é bem superior ao encontrado na Terra, onde a profundidade máxima é de 11 km.
>>>Cientistas dizem haver mais de um planeta desconhecido no Sistema Solar
Com tal característica, esses planetas liberariam grande quantidade de calor de seu interior, tornando possível que o gelo, a uma profundidade determinada, tenha derretido e virado água em estado líquido. Água líquida, como sabemos, é fundamental para a vida.
>>>Você sabe o que tem dentro das pirâmides?
“Nós achamos que o calor que flui para fora do manto de silicato pode derreter uma camada de gelo a partir do interior, dependendo da espessura do gelo, da massa do planeta, da temperatura da superfície e outros parâmetros”, diz a descrição do estudo.
Essa teoria pode ser aplicada a planetas com até dez vezes o tamanho da Terra (nos maiores do que isso a gravidade não permitiria a formação de água em estado líquido). Os candidatos mais fortes a ter vida desta maneira são o Kepler 62e e o Kepler 62f, localizados em uma área que os cientistas dizem ser habitável.
Deixe sua opinião