Um dos projetos mais legais para fãs das ciências está acontecendo neste momento. E você pode acompanhar cada passo ao vivo.
Uma equipe da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (órgão dos EUA) está, desde o dia 20 de abril, explorando o lugar mais profundo dos oceanos, a Fossa das Marianas, no Pacífico, e transmitindo tudo ao vivo em streaming pelo seu site e YouTube.
São três câmeras que mostram filmagens submarinas, o trabalho a bordo do navio Okeanos Explorer e o monitoramento nas centrais (veja no fim do post). Os áudios da missão também são divulgados – os exploradores comentam os achados, os passos do mergulho e às vezes abstraem com piadinhas típicas de um dia normal de trabalho.
No site, há também um balanço com o ponto alto da exploração, atualizado diariamente.
>>>Simulação mostra Titanic afundando em tempo real.
A Fossa das Marianas, que fica ao sul do Japão e perto das Filipinas, é um dos locais mais misteriosos do planeta por conta de sua profundidade. São 11 quilômetros mar adentro(mais do que um Monte Everest de profundidade). O objetivo da exploração é conhecer melhor a vida marinha e aspectos da formação deste ambiente.
A missão vai até 10 de julho, portanto, há muito ainda a assistir.
Acompanhe a transmissão das três câmeras:
Câmera 1:
Câmera 3:
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Teólogo pró-Lula sugere que igrejas agradeçam a Deus pelo “livramento do golpe”
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”