Você sabia que existe um prazo para que a humanidade estabeleça contato com seres extraterrestres (se eles existirem, obviamente)? E, para pesquisadores da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, ele está batendo à porta. Ou quase isso.
Em um estudo recente que analisou a velocidade da propagação de ondas de rádio no espaço, entre outras coisas, Even Solomonides e Yervant Terzian apontaram que a interação entre terráqueos e aliens deva acontecer dentro dos próximos 1.500 anos.
>>>Cientistas dizem que pode haver mais de um planeta desconhecido no Sistema Solar
>>>Você sabe o que existe dentro das pirâmides?
Você deve estar pensando, e com razão, que é uma aposta bastante generosa (e provavelmente nenhum de nós estará aqui para conferir quando o prazo se esgotar). O lado bom (ou não) é que este contato pode acontecer a qualquer momento dentro deste período. Talvez até ainda hoje.
O estudo
Para chegar a este número, os pesquisadores ressaltaram alguns fatores. O principal é a propagação dos sinais de rádio, transmitidos pela Terra durante as últimas oito décadas. Eles, pelo menos na teoria, estão se espalhando no espaço e, pelos cálculos, atingiram cerca de 8 mil estrelas e, possivelmente, mais de 3 mil planetas comparáveis à Terra.
O problema é que isso representa apenas 0,125% da área plana da Via Láctea.
Para que as chances sejam reais de contato, os cientistas apontam que metade da galáxia tenha que ser impactada. E isso, eles dizem, levará 1.500 anos.
O estudo deverá ser publicado em uma revista científica, mas desde já é recebido com controvérsia. Para alguns pesquisadores, Solomonides e Terzian não levaram em conta a degradação dos sinais de rádio ao longo de grandes distâncias. Além disso, uma civilização alienígena só detectaria tais sinais se concentrassem antenas de rádio enormes, por vários anos, em um ponto determinado do céu — algo com pouca probabilidade.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas