Qual é o tamanho da Groenlândia? É só olhar para um mapa plano tradicional, como este acima (observe aquela área branca na parte superior). Parece gigantesca, não? Quase do tamanho da África…
Só que isto está totalmente errado. A África é 14 vezes maior do que a Groenlândia. Essa é uma das falhas da projeção de Mercator – a representação a que mais estamos acostumados do planeta em 2D (imagem acima), implementada ainda no século 16. E foi justamente para corrigir essa distorção que um arquiteto japonês chamado Hajime Narukawa criou a sua versão do mapa-múndi: a AuthaGraph.
O profissional da Universidade Keio trabalhou 15 anos em uma técnica inspirada em origamis. Ele separou o planeta em diversas formas geométricas, começando com triângulos, para elaborar sua versão. Narukawa mostra os países seguindo angulações que representam verdadeiramente a proporcionalidade entre eles.
A Antártica, por exemplo, é bem menor do que parecia no modelo tradicional. O Brasil ficou mais alongado em sua orientação leste-oeste. Eis os resultado:
O mapa foi concluído em 2010, mas na última semana ganhou um dos mais importantes prêmios de design, o Good Design Award, que reconheceu o esforço para resolver este problema de desproporcionalidade — que não é novidade, diga-se.
Apesar de sua eficiência em mostrar as proporções reais dos países, o mapa também tem falhas. Ao El País, Juan José Arranz, professor de cartografia da Universidade Politécnica de Madri, diz que é impossível representar uma esfera em uma superfície plana.
E mais: o mapa é interessante, mas pouco prático. Arranz aponta que a versão do arquiteto japonês perde os referenciais cardeais (norte, sul, leste e oeste). Com isso, fica inviável usá-lo na navegação. Para ele, o trabalho é mais uma curiosidade do que algo a se levar muito a sério.
LEIA MAIS:
>>>Estamos vivendo em uma simulação?
>>>A Nasa não mudou teu signo! E aqui está a razão
>>>O mistério do Triângulo das Bermudas chegou ao fim?
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Saúde de Lula ameaça estabilidade do Governo em momento crítico; acompanhe o Sem Rodeios
Mudanças feitas no Senado elevam “maior imposto do mundo” para 28,1%
Congresso dobra aposta contra o STF e reserva R$ 60 bi para emendas em 2025