Você mora em um enorme condomínio com 7 bilhões de vizinhos. E, como em todo condomínio, quanto mais gente, mais treta. E é justamente sobre isso que uma infinidade de cientistas têm se debruçado. Quantos moradores será que a Terra pode suportar?
Para Edward Wilson, biólogo social da Harvard (EUA), como vamos utilizar os recursos disponíveis é o tema central dessa discussão. Ele escreveu um livro em 2003 chamado “The Future of Life” [O Futuro da Vida, em tradução livre]. Até 10 bilhões de humanos é o número mágico apontado por ele — e é justamente a expectativa da população do planeta até o fim do século.
>>>LEIA TAMBÉM: A Nasa mudou teu signo?
O primeiro problema é como alimentar ainda mais gente. Segundo a National Geographic, 40% das terras do planeta já são usadas para a agricultura. Caso juntássemos toda a produção de animais para consumo humano (pecuária, granja, etc…), isso ocuparia um espaço maior do que a África (o continente tem 7,5 bilhões de acres e a área de produção animal de 8 a 9 bilhões). Ao mesmo tempo, a produção de grãos e vegetais ocupa um espaço do tamanho da América do Sul.
“Como podemos continuar a produzir comida do solo e ao mesmo tempo prevenir consequências negativas para estas áreas, como o desflorestamento, poluição das águas e erosão do solo”, apontou Navim RamanKutty, pesquisador da Universidade de Wisconsin-Madison e responsável pelo estudo apresentado na revista.
O problema é que depois de um tempo, o solo tende a perder qualidade, diminuindo sua fertilidade. Os cientistas não estão nem certos se ainda dá para manter a produção agrícola atual.
>>>LEIA TAMBÉM: você não deveria guardar o tomate na geladeira
Some a isso as emissões de dióxido de carbono por pessoa, de cerca de 5 milhões de toneladas por metro por ano. Como sabemos, o CO2 é o principal responsável pelo aquecimento global — com ele, vem a instabilidade climática, as temperaturas extremas e o desastre na agricultura. A expectativa é que a temperatura média suba de 2 a 6 graus C até o fim do século (dados do observatório climático da Nasa). Se os novos habitantes da Terra adotarem um estilo de vida norte-americano então… (nos EUA, a média de emissão é três vezes acima da média global).
Uma saída apontada por Edward Wilson é você abandonar o seu amado bacon. Se as pessoas adotarem uma dieta vegetariana, os espaços ocupados pela produção de animais para consumo humano podem ser ocupados para a produção vegetal. Ainda assim, alfaces e grãos não seriam eternos — voltamo ao máximo 10 bilhões de pessoas!
>>>LEIA TAMBÉM: você é um babaca? Faça o teste
Mas aí tem ainda a água. Os humanos consomem 30% da água potável disponível e renovável no planeta– o resto é usado para a agricultura. Teríamos que achar novas formas de tratá-la e economizá-la.
E essa é só uma parte do problema. Fique à vontade para pensar em como sustentar, economicamente, essa população enorme, por exemplo….
Indústria brasileira rejeita redução de taxa sobre EUA para "acalmar" Trump
Alexandre de Moraes pressiona PGR por prisão de Bolsonaro; acompanhe o Sem Rodeios
Desaprovação a Lula sobe a 56% e avança no Nordeste, base eleitoral do petista
Primeiros dias da cabeleireira Débora em casa com os filhos: “dormem agarradinhos”