Você se exaltou na discussão política dos últimos meses? Pisou na bola com alguém de alguma outra forma? Calma, pois ainda existe solução. E científica — o que significa que você nem precisará ensaiar uma serenata com “Sorry”, de Justin Bieber, o que certamente iria piorar as coisas.
Pesquisadores da Universidade de Ohio, nos EUA, criaram a fórmula perfeita para um pedido de desculpas. De acordo com a ciência, é só seguir seis passos que tudo tende a dar certo.
Para chegar a esta conclusão, os estudiosos analisaram as respostas de um grupo de 755 pessoas a alguns pedidos de perdão em uma situação cotidiana – o erro foi simulado como se fosse em ambiente de trabalho.
Roy Lewicki, professor emérito na área de humanas da universidade e condutor da pesquisa, constatou que um pedido de desculpas com maior aceitação incluía os seis elementos abaixo ou, pelo menos, a maioria deles. Curiosamente, o pedido de desculpas em si é o menos importante.
“Talvez você não consiga usar todos os elementos. Mas, em particular, admitir a responsabilidade é um componente importante”, destacou o pesquisador em entrevista à CBS News.
E outro detalhe importante: quanto antes se desculpar, melhor. “Se esperar muito tempo, não terá mais volta”, apontou Lewicki. Eis os seis elementos para a desculpa perfeita:
1 – Mostre remorso
2 – Explique o que aconteceu e onde você errou
3 – Responsabilize-se pelo erro
4 – Declare-se arrependido
5 – Ofereça-se para corrigir o erro
6 – Finalmente peça desculpas
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia