Já são 104 anos desde que o Titanic afundou, mas parece que foi ontem. Desde que o açucarado filme homônimo de 1997 reapresentou a tragédia do navio a uma nova geração, ela permeia o imaginário e atiça a curiosidade mundo afora.
E talvez o projeto de uma empresa de entretenimento chamada Four Funnels sacie um pouco desta sede. Um grupo de desenvolvedores produziu um vídeo que mostra em real time, usando gráficos de videogame, parte da tragédia do navio mais famoso da história.
Na representação, dá para ver imagens recriadas do interior da embarcação, ouvir vozes que representam as conversas de tripulantes e passageiros e acompanhar o seu fatídico fim (é difícil que você não saiba, mas vale relembrar: ele afundou em 14 de abril de 1912 após bater em um iceberg — o número de mortos é incerto, mas estima-se perto de 1.500).
O projeto da Four Funnels não foi criado meramente para matar a curiosidade. Os idealizadores estão buscando fundos para produzir de fato um jogo de videogame no qual o jogador possa explorar cada detalhe da embarcação. Interessados podem contribuir com a iniciativa.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura