É histórico: o homem sempre buscou estabelecer contato com possíveis seres de fora da Terra. Mas, para o físico teórico Stephen Hawking, talvez essa não seja uma boa ideia. O inglês falou sobre isso em um novo documentário: “Stephen Hawking Favorite Places”.
Para Hawking, anunciar a nossa presença para uma civilização alienígena mais avançada pode dar muito, muito errado. “Um dia poderemos receber um sinal de um planeta como este”, disse, se referindo ao Gliese 832c. “Mas deveremos ser prudentes com a resposta. Encontrar uma civilização avançada pode lembrar quando os nativos americanos encontraram [Cristóvão] Colombo”, apontou.
>>>Conheça o pior lugar do mundo para trabalhar
Para recordar, a chegada de Colombo à América, em 1492, não foi suave. Os conflitos entre indígenas e europeus levaram à fuga e massacre de boa parte da população nativa. Na comparação de Hawking, estamos mais para os índios…
Não é a primeira vez que o físico expressa seu medo em relação a uma civilização alien. Ele já havia feito declarações semelhantes em 2011.
>>>Na época do nazismo, um alemão queria unir Europa à África
Desta vez, ele citou o Gliese 832C porque é um planeta mais amigável para a existência de vida. Fica a “apenas”16 anos-luz da Terra (um pulinho em medidas espaciais) e em uma zona considerada habitável (ou seja, com uma distância adequada de sua estrela Gliese 832, equivalente a nosso sol). Não está, obviamente, no sistema solar, por isso é chamado de exoplaneta.
Apesar de toda a preocupação, Hawking se declara “otimista” em relação às buscas de sinal de vida alienígena.
>>>”Este é um pequeno passo para o homem…”. Armstrong disse mesmo isso?
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Cid confirma que Bolsonaro sabia do plano de golpe de Estado, diz advogado
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; assista ao Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro