• Carregando...
Baterista da Neutral Milk Hotel toca no Paço da Liberdade
| Foto:

Numa possível e infinita estante de bandas, a Neutral Milk Hotel estaria na prateleira paradoxal das “essenciais e desconhecidas.” O projeto do norte-americano Jeff Mangum, sujeito tão complicado quanto genial, nasceu ainda nos anos 1980. Entre idas, vindas, hiatos e piripaques nervosos de seu frontman, conseguiu unanimidade da crítica quando do lançamento de In the Aeroplane Over the Sea, disco soberbo de 1998.

Divulgação
Neutral Milk Hotel: de volta em 2013.

O DNA da Neutral Milk Hotel contém um instrumental inventivo e arisco, mas ainda pop, somado a letras surreais e semiengajadas – Mangum disse que escreveu parte das canções do disco inspirado pelo que judeus enfrentaram durante a 2.ª Guerra Mundial. A banda Arcade Fire já afirmou que bebeu dessa água e foi influenciada pelos caras, pra ficar por aí.

Inesperadamente, o grupo debandou em 1999, mas voltou às atividades em abril deste ano, fazendo shows e tocando In the Aeroplane Over the Sea, viva, na íntegra. Nesse meio tempo, cansados das nove-horas de Mangum, os outros integrantes do grupo seguiram em carreiras paralelas interessantes.

Uma delas é a de Jeremy Barnes, o baterista. Ao lado da violinista Heather Trost, o também acordeonista inicia a turnê brasileira de seu projeto A Hawk and a Hacksaw. Em Curitiba, o show acontece no Sesc Paço da Liberdade, no dia 29 de junho.

Divulgação
Jeremy Barnes e Heather Trost formam o A Hawk and A Hacksaw.

Com um quê de cigana, a música da dupla é claramente inspirada nos sons do leste europeu. O primeiro álbum, homônimo, foi lançado em 2002 como trilha sonora do documentário Zizek!, de Astra Taylor. Dois anos depois, os dois lançaram Darkness at Noon.

Em 2005, a partir do encontro da banda com Zach Condon, líder do Beirut, fizeram algumas gravações caseiras para o selo Ba Da Bing Records, além de terem tocado no Gulag Orkestar, primeiro disco da banda que emplacou a música “Elephant Gun” na minissérie global Capitu.

Em 2010, Barnes e Trost saíram da Leaf Label, que tinha até então lançado todos os seus discos, e criaram a própria gravadora, chamada LM Duplication. Por ela, lançaram o disco Cervantine, o mais recente da dupla.

Pois bem, eles estarão por aqui. Abaixo as datas e os locais dos shows de A Hawk and a Hacksaw no Brasil. E todas as informações sobre a apresentação em Curitiba.

======
22/06 – Cataguases — Centro Cultural Humberto Mauro

23/06 – Campinas — SESC Campinas

27/06 – Rio de Janeiro — Studio RJ

28/06 – São Paulo — SESC Belenzinho

30/06 – Porto Alegre — Santander Cultural

Em Curitiba:
Dia 29/6, às 17 horas. Sala de atos do Paço da Liberdade. Ingressos já à venda: R$ 10 (comerciários) e R$ 20 (não comerciários). 56 lugares. Informações: 41 3234 4200

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]