• Carregando...
Curitiba terá virada cultural “independente”
| Foto:

É menos uma “resposta” à programação oficial e mais um complemento a ela. Um pessoal agitado se organizou (de novo via Facebook) e criou um evento chamado Virada Cultural (só que não…).

Ele acontece no que se resolveu chamar de Circuito dos Reis (da Trajano à Jaime Reis) e a programação se estende das 13 horas às 22 horas do dias 10 e 11. Tudo acontece na rua.

Abaixo você tem a programação completa, que prevê shows de boas bandas como Audac (abriu para o Tame Impala em São Paulo)e DJ set da festa Só o Soul Salva. Antes, entrevista com Cassiano Fagundes, o Cassim, um dos organizadores da virada alternativa.

Isis Freitag
Audac faz show na virada “independente”.

Fundador da emblemática banda Magog (quem disse que Curitiba nunca foi grunge?), cabeça da Bad Folks e atualmente mandando bala com a Cassim & Barbária, o músico e produtor diz que “muita coisa boa daqui ficou de fora” da programação oficial, mas que não há concorrência com a Virada “de verdade”.

O que você achou da programação da Virada Cultural de 2012?
Gostei da programação, mas muita coisa boa daqui ficou de fora, o que é compreensível. De qualquer forma, vejo a Virada Cultural como uma boa desculpa para a música e as artes em geral tomarem as ruas da cidade, e isso pode acontecer através da programação oficial ou através de iniciativas independentes.

Por que criar uma “virada independente”?
A nossa não é a única programação independente paralela à oficial que vai acontecer na cidade. Como o músico Luiz Antonio Ferreira disse, “vai chegar o dia em que a Virada será uma data que permita às pessoas colocarem seus amplificadores nas calçadas.” Queremos que a data se torne um marco, que a música invada o meio urbano de forma democrática e espontânea. Esse é o nosso objetivo.

Que critério usaram para escolher as bandas e artistas envolvidos e como foi a recepção dos convidados?
Nós temos um coletivo, que é formado por bandas, artistas, DJs, estilistas, designers, atores, escritores, produtores e empresas, como a Lolitas Coiffure e a Garage (Agente Costura) de Lisa Simpson. Ele começou informalmente, mas hoje é muito ativo. A programação naturalmente foca os criadores do próprio coletivo, que chamamos de Costura Musical por ter nascido da união da vanguarda da moda com a vanguarda da música independente de Curitiba. Essa turma tem feito eventos como esse há pelo menos três anos. Fazemos pequenas Viradas Culturais faz tempo. Esse ano, levamos música, moda e arte em geral para as calçadas (na frente da Garage, no Largo da Ordem ou na frente da Lolitas, na Trajano Reis) diversas vezes, em média, uma vez a cada dois meses. Geralmente são eventos espontâneos, mas bem estruturados.

Acha que um evento como esse pode acabar concorrendo com o outro, oficial?
Não há concorrência. A ideia é o oposto disso. Queremos que nosso evento seja mais uma alternativa nesse dia, que ajude a transformar a Virada Cultural em um marco. Tem outras programações independentes sendo feitas para a data por outros grupos, e aí eu só vejo vantagem pra todo mundo. Afinal, uma Virada Cultural serve exatamente para isso: fazer com que a arte produzida aqui e em outros lugares vá até as pessoas, aonde elas estiverem, no meio urbano, no espaço coletivo. Isso nós já fazemos há três anos. Não teria sentido deixarmos de fazer isso logo na Virada Cultural.

=============

Programação

*10 de Novembro – Sábado
Palco Lavanderia (Lolitas Coiffure e Album, Trajano Reis 115 e 111)

13h – 19h – Bazar Vitrine na Calçada com
Lisa Simpson Agente Costura Colete&Corselet Lolitas Coiffure

13h – 15h So Vinil DJ’s Set com
Vinil Velho
Skadrophenia Sound System

15h – 22h: Palco Lavanderia Apresenta

15h – Rocksteady City Firm

16h – Cavernoso Viñom

17h – Audac

18h – So Vinil DJ’s Set com
Só o Soul Salva!

19h – Cacique Revenge

20h – Uh La La!

21h – Giovanni Caruso e o Escambau

22h – So Vinil DJ’s Set

*11 de Novembro – Domingo
Palco Garage (Lisa Simpson Garage, Jaime Reis 278)

Programacao 13h – 22h

– Des Filles Fantastiques

– Os Chuvas

– Dj Anaum

+ Jam Sessions durante toda a tarde
+ desfiles participativos – quem quiser pode dar carão
+ microfonagem de secadores de cabelo com Lolitas Coiffure
+ costuras na hora.

Steel & Glass (John Lennon Only)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]