Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

imof lança single e mostra seu rock maduro em show no Paiol

Toda música pode ser compreendida como uma história, uma narrativa. No caso da imof, banda do bardo Ivan Santos, a equação se inverte: são as próprias histórias (a sua, a do selo De Inverno e de parte da cena musical de Curitiba) que dão corpo à música.

Com o perdão da palavra, Ivan é macaco velho, e por isso conhece as entranhas do underground de Curitiba – os espinhos, o silêncio, a fragilidade auto-consumível da cena, inclusive.

adri

imof e Curitiba (foto: Adriane Perin).

Culpa dele, por exemplo, é o Rock de Inverno, idealizado em companhia de sua esposa, a ponta de lança Adriane Perin. O festival teve sete edições entre 2000 e 2009. Trouxe bandas nacionais e gringas, que muitas vezes se hospedavam na própria casa do casal, na companhia do cachorro Dógui. Mais gana de fazer acontecer, impossível.

Formada em 2012, a imof já tem no currículo o EP “Um Silêncio Novo na Casa”, cujo título remete diretamente ao cão que, ora, se foi. Com Ivan Santos (violão/voz), Martinuci (piano/guitarra), Fernando Lobo (baixo) e Osmário Júnior (bateria) a banda lança na próxima quinta-feira (21) no Teatro do Paiol (veja serviço abaixo) o single “Chuva”, melhor trabalho do grupo. O show também terá participações de Fábio Elias (Relespública) e Igor Ribeiro (Humanish), com quem fundou, em 1997, a banda OAEOZ — responsável por cinco discos em 11 anos de estrada. Saudosismos à parte, vamos à Chuva.

Para alguém que sempre foi do rock, é um baita desafio fugir da urgência acrítica que o próprio rock tem – casca de banana para novas bandas que querem mostrar seu trabalho a todo custo. O fiel da balança (de todas elas) é o tempo. Às vezes ele é só um peso extra, insuportável, que embolora os pensamentos. A imof rumou para o outro lado e atingiu seu propósito: fazer rock maduro sem cair na pieguice.

“Chuva” é uma balada pop e melancólica com alma roqueira, em cuja letra há tanto aceitação quanto cumplicidade. “Não tenho mais motivos pra mentir/ não tenho mais razão pra me esconder/ o que está lá fora é culpa minha”, canta Ivan.

Apesar do potencial clima deprê, a música acaba sendo redentora. Os nãos da vida já são parte de algo maior e não um remorso doído. “A culpa cochilando no quarto/ espera só o sol se erguer”, canta Ivan, como se abrindo a janela em um domingo cinza que em breve fica mais claro. Curitiba, meus amigos. Gostem vocês ou não.

“Chuva” foi gravado entre agosto e setembro de 2013 no Estúdio Montana, de Luciano Frank (ex-Copacabana Club). Outras cinco canções inéditas integram o EP, a ser lançado no início de 2014 – duas delas, “Faz de Conta” e “Sem Acreditar”, estarão no show do Paiol.

Uma novidade: “Chuva” será disponibilizada para download gratuito através do sistema autoexplicativo “Pague com um Tweet”.

Serviço:

imof – lançamento do single “Chuva”. Dia 21 às 20h30. Teatro do Paiol (Pça Guido Viaro s/nº).

R$ 15 (os 100 primeiros ganham o single) e R$ 7,50.

 

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros