| Foto:

Ontem à tarde recebi a visita de Otávio Linhares, um sujeito de voz mansa, mas assertiva. Me falou sobre a Jandique, revista literária trimestral que está em sua segunda edição. O lançamento é no sábado (25), às 15 horas, na Livraria Arte & Letra.

CARREGANDO :)

Mas o que tem na cabeça um sujeito que lança uma revista literária trimestral em 2013? Otávio disse que o que o atiça são as pequenas revoluções linguísticas, que às vezes encontra ao investigar a obra – inédita ou não – de escritores ou futuros escritores curitibanos. Otávio não quer saber de maneirismos, mas está de saco cheio de marasmos narrativos.

Publicidade

O segundo número da Jandique apresenta textos de ficção de diferentes gerações da literatura local: Luís Henrique Pellanda, Otavio Linhares, Tiago Lima, Leonarda Glück, Luci Collin e Martina Sohn Fischer.

Além dos seis textos ficcionais, a edição traz uma entrevista com Rogério Pereira, editor e fundador do jornal Rascunho e diretor da Biblioteca Pública do Paraná – ele teve faniquitos e bateu os pés por esses dias –, carta opinião da dramaturga e pesquisadora Lígia Oliveira; crítica literária de Alexandre França; fotos de Olívia D’Agnoluzzo; e ilustrações em xilogravura de Frederico Tizzot. Sem falsa modéstia, a revista é linda. Daqueles materiais impressos que fazem jus à tinta e papel que consomem.

A Jandique – pergunte a Otávio o significado da expressão, ele tem uma bela história a contar – vem para, estranhamente, aquecer a oferta de produtos literários e culturais impressos locais, que incluem Cândido, RelevO, Revista Helena, Revista O Rato e o próprio Rascunho. Aproveitemos.

Serviço
Lançamento – Revista Jandique #2 (60 págs, R$ 8)
Dia 25 de maio, sábado, às 15h
Local: Livraria Arte & Letra (Alameda Presidente Taunay, 130 – fundos da Casa de Pedra – Batel – Curitiba – PR).
Telefone: (41) 3039-6895
Entrada franca.

Saiba mais sobre os colaboradores da edição n.º 2:
Luís Henrique Pellanda
Escritor e jornalista, autor dos livros O macaco Ornamental (contos, 2009) e, Nós Passaremos em Branco (crônicas, 2011).

Publicidade

Luci Collin
Poeta, ficcionista e tradutora, tem mais de dez livros publicados, entre os quais Com que Se Pode Jogar (romance) e Trato de Silêncios (poesia).

Tiago Lima
Advogado e ficcionista, é autor do romance O Estado de Paranoia (Multifoco) e da coletânea de contos O Monolito (Editora Plus). Formado em Direito pela Unicuritiba. Mantém um blog sobre direitos autorais (direitodeautor.wordpress.com).

Leonarda Glück
Diretora teatral graduada pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP), trabalha com fusão entre linguagens artísticas, tais como teatro, literatura, performance art, música, dança, artes visuais e cibernéticas, e suas estreitas relações com o corpo e suas ressonâncias afetivas.

Otavio Linhares
Editor, escritor e compositor, com formação em Filosofia, História, Artes Cênicas, e Cafés Especiais.
Martina Sohn Fischer
Dramaturga e escritora, cursa Filosofia na UFPR.

Alexandre França
Poeta, músico e compositor. Em 2003, escreve sua primeira peça de teatro, “Às cegas”. É autor de Mata-Borrão, Batom (2003), que reúne poemas de cunho existencial, e Toda mulher merece ser despida (2005), publicado pela Kafka Edições.

Publicidade

Lígia Oliveira
Dramaturga e pesquisadora, é graduada em Artes Cênicas pela FAP, e mestranda em Estudos Literários pela UFPR. Mantém o blog de crítica dramatúrgica Habitando o Papel (habitandoopapel.blogspot.com).

Frederico Tizzot
Editor e ilustrador, trabalha na Editora Arte & Letra, onde editou duas coleções marcadas pelo apurado projeto gráfico: a Coleção Em Conserva, com obras acondicionadas em latas, e os Livros Artesanais, impressos em tipografia e encadernados manualmente.