Numa noite quente de 2009, vi Gustavo Prafrente ser a atração em uma roda de amigos ao fazer uma canção em seu celular Nokia TDMA – sustos, risos e elogios pela improbabilidade de fazer com que algo puramente tecnológico se transformasse em algum tipo de arte. Essa história é uma boa dica para desvendar Prafrente, que na época morava em Curitiba, e participava de um projeto de Artes Visuais da Fundação Cultural.
Com amigos músicos, o artista-alquimista criou laços definitivos e definidores com a cidade. Por isso ele está de volta, para se apresentar no Wonka, nesta terça-feira (10) — veja serviço abaixo. Também por isso, seu novo EP se chama Três Amigos.
Prafrente gravou o EP em Curitiba ao lado de Thiago Ramalho e Marc Olaf, ambos integrantes da banda Trombone de Frutas – que, aliás, fez um show poderoso no último sábado, e provou que é pioneira no que se poderia chamar de rock progressivo brincalhão. E há várias coisas a se ressaltar neste pequeno (curto) grande trabalho, divulgado na internet há poucas semanas:
Falar sobre si sem ser egocêntrico, refletir sobre o mundo sem ser reacionário. Manter o bom-humor mesmo quando palavras com “solidão” e “infeliz” dão direção a uma canção. Canção essa que, simples e aparentemente despretensiosa, lembra tanto os primeiros e quase ingênuos trabalhos de Caetano Veloso quanto a ternura de Beto Guedes. Com três faixas – “O Ponto”, “O Filho” e “O Leal”, o EP Três Amigos também poderia ser um recorte lo-fi do Clube da Esquina, e se aproxima da Nova MPB de artistas como Marcelo Jeneci.
Além dos dois outros amigos, Prafrente faz questão de lembrar do músico e produtor Fernando Rischbieter, “peça fundamental no disco.” Eles trabalharam juntos em 2011, quando do lançamento de Chega, primeiro disco de Prafrente – em 2010, foi a vez do EP Agora Não Terás. No intervalo entre um lançamento e outro, Prafrente se dedicou às artes visuais — a capa de Três Amigos é uma pintura do artista. Agora, está totalmente imerso na música, por gosto.
No show de amanhã, que integra a programação do Vox Urbe, Gustavo conta com a participação dos compositores Chico Paes (Eletroveracruz) e Rodrigo Lemos (Poléxia/ Lemoskine / A Banda mais Bonita da Cidade), com quem gravou, em 2011 o vídeo, De Cá Pra Lá, dirigido por Vitor Moraes.
Prafrente, Brasil.
Serviço:
Gustavo Prafrente (Marc Olaf, Thiago Ramalho, Chico Paes e Rodrigo Lemos).
Wonka Bar (R. Trajano Reis, 326), (41) 3026-6272.
Dia 10 às 21h. R$ 8.