| Foto:

Peguei Yamandu Costa de supetão, chegando ao aeroporto no Rio de Janeiro. “Só um pouco, tô entrando na área de embarque.” (…) “Pronto, podemos falar.”

CARREGANDO :)

Um dos gênios do violão de sete cordas estava a caminho de Curitiba. Ele se junta ao Jazz Cigano Quinteto em dois shows neste final de semana (19 e 20) no Teatro Paiol — os ingressos estão esgotado. “Tô feliz pra caramba”, diz o músico.

O violonista gaúcho conheceu o grupo curitibano há um ano, quando veio lançar seu disco solo por aqui. “Fiquei encantado. Sempre fui apaixonado por esse estilo manouche”, conta o Yamandu.

Publicidade

O músico trocou figurinhas com Vinicius Araújo, um dos violonistas do Jazz Cigano. “Toquei no violão dele, marcamos um jantar e conversamos sobre a possibilidade de um show juntos.” Aconteceu.

Saiba mais sobre o Jazz Cigano Quinteto aqui

Improviso e diversão
O Jazz Cigano Quinteto foi formado nos corredores da FAP – Faculdade de Artes do Paraná há alguns anos. Ao resgatar o estilo jazz manouche, difundido na França na década de 1930 pelo surreal Django Reinhardt (1910-1953), aos poucos o JC5 formou um público fiel em Curitiba.

Hoje, o JC5 é Vinícius Araújo, Lucas Miranda, Fred Pedrosa, John Théo e Mateus Azevedo. E a proposta continua sendo a mesma: recriar jazz ciganos, choros e até Beatles utilizando a linguagem musical manouche, recheada de improviso. Agora com uma pitada de música brasileira.

Publicidade

“A escola da música brasileira é essa. Músicos brasileiros sempre gostaram desse estilo. Baden Powell, por exemplo, era muito fã do Django. O estilo, assim como outros, tem um propósito: divertir”, conta Yamandu. “E esse foi o ponto de encontro entre nós.”

Nos dois shows, Yamandu tocará alguns temas de Django (“Nuages” e “Belleville” entre eles) e alguns choros em ritmo cigano. Música brasileira de primeira com um jazz que aos poucos está sendo redescoberto. É uma bela pedida.

Serviço:
Jazz Cigano Quinteto e Yamandu Costa. Teatro do Paiol (Lgo. Guido Viaro, s/n.º), (41) 3213-1340. Dias 19 e 20 às 21h. R$20 e R$10 (meia-entrada).