O Urso de Ouro para “ Synonymes”, de Nadav Lapid – Israel, foi conhecido na noite de sábado (16), mas a 69ª edição de Berlim só encerrou ontem domingo (17), como já é praxe no festival.
Domingo é o dia em que são reexibidos os vencedores dos Ursos de Ouro e Prata e também os filmes destaque.
Um deles, que teve uma sessão especial de gala, foi “Espero tua (re) volta”, da brasileira Eliza Capai que brilhou no festival e sai de Berlim com dois importantes prêmios debaixo do braço: o troféu da Anistia Internacional e o Peace Film Award.
Ontem também foi o dia da divulgação de um balanço e resultados desta edição.
Como já é sabido, Dieter Kosslick se despede depois de uma gestão de 18 anos de grande sucesso e particularmente numa excepcional edição como foi esta de 2019.
Foram vendidos 335.000 ingressos para as diversas mostras especiais e paralelas do evento.
Na emocionante gala de premiação Kosslick recebeu uma comovente homenagem por suas realizações que incluem quase cinco milhões de ingressos vendidos, cerca de 7.000 filmes exibidos e 164 Ursos concedidos.
De 2002 a 2019 ele desenvolveu continuamente a Berlinale com a continuidade e crescimento do European Film Market (EFM). Criou a Berlinake Kino, a Berlinale Special, a Berlinale Series e as mostras especiais Culinary e Native. Também lançou novas iniciativas como a Berlinale Talents, um programa de educação para jovens – com a consequente descoberta de talentos – e o mercado de coprodução do festival.
Com ele, a Berlinale se estabeleceu como o maior festival de audiência do mundo e aguçou seu perfil e posição socialmente crítica. Em 2019 atraiu 22.000 profissionais credenciados de 135 países.
E como sempre a arte cinematográfica foi apresentada em suas muitas facetas, formatos e gêneros. Debates calorosos foram realizados sobre cinema, arte e indústria.
O EFM teve mais de 550 expositores de 67 países, em que se apresentaram em quase 200 estandes para participantes de 111 países.
Destaque para o Brasil
Tendo como pano de fundo as atuais mudanças políticas, o World Cinema Fund Day este ano girou em torno da situação da indústria cinematográfica no Brasil.
O WCFD é o think tank (fábrica de ideias ou circulo de reflexão, em tradução literal) do World Cinema Fund. Durante seus eventos, os últimos desenvolvimentos tecnológicos e estruturais da indústria cinematográfica são debatidos em palestras sobre filmes, painéis e discussões.
Por fim, mas não menos importante, Kosslick assinou um documento intitulado 5050x 2020 com o compromisso de trabalhar pela igualdade de gênero tanto no festival quanto no mercado.
Que venha a Berlinale 2020 que, por sinal já está marcada:
20 de fevereiro a 01 de março de 2020.
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