Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

<b>Bin Laden morto?</b>

Mohsin Raza/Reuters
Jornais do Paquistão exibem foto de Bin Laden com a manchete “morto”.

Teorias da conspiração são bastante comuns. Desde a suposta morte de Paul McCartney até o próprio 11 de setembro, que é frequentemente questionado, especialmente em aspectos ligados às causas e aos verdadeiros autores dos atentados. Oficialmente, os responsáveis eram membros da Al-Qaeda, liderada por Osama Bin Laden. E agora Osama está morto. Ou não?

As dúvidas e teorias surgem em decorrência da falta de clareza nas informações a respeito da ação que, supostamente, resultou na morte do terrorista. A primeira dúvida gira em torno do corpo. Por que foi lançado ao mar? Onde poderia estar? Quais os motivos que levam os americanos a não preservar o corpo e apresentá-lo ao mundo? Além do mais, a única prova de que Osama Bin Laden está morto veio de um exame de DNA. Ainda se questiona se as supostas fotos dele morto serão divulgadas. Aliás, o próprio Taleban afirmou que faltam provas da morte do líder da Al-Qaeda.

Uma segunda questão gira em torno do refúgio de Bin Laden. Os americanos sempre acreditaram que ele estivesse no Paquistão ou Afeganistão. E realmente, Osama estava no Paquistão. Mas não em um lugar remoto, e sim em um centro urbano. Será possível que as forças americanas não tenham feito buscas por esse local em quase dez anos?

Outra dúvida: afinal, o governo paquistanês teve ou não teve participação na ação contra o líder da Al-Qaeda? E a história do helicóptero abatido? Ele sofreu uma pane e foi queimado por segurança pelos próprios americanos, como dizem algumas fontes? Concluindo, houve algum tiroteio? Houve realmente reação por parte de Osama e de seus seguranças? Por enquanto, tais perguntas ainda não estão bem respondidas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.