“Espero tua (re) volta”, de Eliza Capai, conquistou o importante Prêmio da Anistia Internacional, conforme divulgado neste sábado (16) pelo festival.
O filme foi mostrado na Geração 14Plus – mostra destinada aos jovens – cujo júri é também composto por adolescentes dessa faixa etária.
O documentário da talentosa diretora é sobre o episódio ocorrido em 2015 quando várias escolas em São Paulo foram programadas para serem fechadas como resultado do agravamento da crise sócio-política. Os estudantes ocuparam prédios públicos em um ato sem precedentes.
Capai mostra o desenvolvimento dos protestos de muitas vozes, utilizando trechos de notícias, entrevistas e gravações feitas com câmeras de celular de ativistas.
Em entrevista que tinha dado à Gazeta do Povo antes da sessão na Berlinale, ela disse o que esperava do engajado público da Geração.
“Estou muito aberta e curiosa para ver a reação deles, escutá-los, saber onde o filme ecoa neles, o que eles entendem destas histórias todas que contamos, que experiências de luta estudantil existem na Alemanha…Depois de tanto tempo criando esta história – dirigindo, montando, roteirizando – abri-la para o mundo é um momento muito mágico. É o momento em que tento parar de controlar as coisas, e viro também espectadora – do filme e dos espectadores”.
“Espero tua (re) volta” foi um dos muitos filmes com tema político, foco predominante nesta 69ª edição do festival.