Neil Farage, líder do partido ultranacionalista britânico Ukip, promoveu na última quinta-feira (12) o lançamento da campanha da legenda às eleições gerais. O local escolhido foi inusitado: um cinema na cidade de Canvey Island.
Segundo reportagem do jornal The Guardian, que fez uma análise dos bastidores da campanha, o objetivo é abocanhar entre 14% e 17% dos votos. O Ukip está entre os representantes da extrema direita europeia, que nos últimos anos vem ganhando espaço em muitos países, empunhando bandeiras como austeridade econômica e políticas anti-imigração. “Farage precise mostrar que continua sendo o principal nome para romper com o atual Sistema político britânico”, diz o jornal.
Em alta
No ano passado, o Ukip foi o grande vencedor das eleições europeias, conquistando 27,4% dos votos e elegendo 24 deputados. Com isso, o partido somou 11 cadeiras a mais do que tinha em 2009, além de ter obtido sua primeira bancada na Eurocâmara na Escócia. O Partido Conservador, de David Cameron, ficou em terceiro.
Sim, nós podemos
Na Espanha, a vantagem é do partido socialista PSOE. O jornal El País divulgou uma pesquisa sobre as eleições da região da Andaluzia. A legenda tem 35,2% das intenções de voto, contra 29,1% do PP. A expectativa maior fica por conta do Podemos, partido de extrema esquerda que pode ganhar impulso com a vitória da Coligação da Esquerda Radical na Grécia. A sigla está em terceiro, com 14,9%.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares