Não foi Lady Gaga nem Barack Obama ou Steve Jobs. O “cara” do ano eleito pela revista norte-americana Time é Marck Zuckerberg, o criador da rede social Facebook.
“Por conectar mais de meio bilhão de pessoas e mapear as relações entre elas; por criar um novo sistema de trocar informações; e por alterar a forma com que vivemos nossas vidas, Mark Elliot Zuckerberg é eleito a personalidade do ano de 2010 da Time”, destacou a revista ao justificar a premiação.
Mas se dependesse do voto popular, o criador do Facebook perderia de longe para o “cara” do momento na mídia: o fu8ndador do site WikiLeaks.
Assange, que está preso em Londres, no Reino Unido, por acusações de assédio sexual e estupro, bateu personalidades como Lady Gaga, o presidente americano, Barack Obama, e os 33 mineiros resgatados no Chile.
Segundo a Time, Assange recebeu 382.024 dos 1.249.425 votos, em um primeiro lugar folgado. O segundo lugar ficou com o premiê turco, Recep Tayyip Erdogan, com 233.639 votos.
*****
Os 10 mais da votação popular:
1 – Julian Assange (fundador do WikiLeaks)
2 – Recep Tayyip Erdogan (premier turco)
3 – Lady Gaga (cantora)
4 – Jon Stewart e Stephen Colbert (humoristas)
5 – Glenn Beck (apresentador de TV americano)
6 – Barack Obama (presidente americano)
7 – Steve Jobs (presidente-executivo da Apple)
8 – Mineiros chilenos (os 33 resgatados de San José)
9 – Desempregado americano
10 – Mark Zuckerberg (criador do Facebook)
Só não dá para entender o segundo lugar para o primeiro-ministro da Turquia. Do Brasil, ninguém aparece entre os 20 primeiros.