• Carregando...
Dia de pouca ação
| Foto:

Como os debates e reuniões de quinta-feira foram restritos aos assessores e ministros de Estado, a maioria dos participantes optou por conhecer iniciativas ecológicas em locais próximos aos hotéis. Um grande número de pessoas já está se preparando para deixar Cancún. A COP-16 se aproxima do fim.

André Ferretti
Em dia de “folga” em Cancún, as praias foram uma das boas opções de passeio nesta quinta-feira

André Rocha Ferretti
Engenheiro florestal e coordenador de Conservação da Biodiversidade da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza.

Clima de fim de festa

“Ontem ficamos um pouco afastados das discussões, porque elas aconteceram entre as Partes [os governos]. O clima de fim de festa já se instalou na COP-16. No café da manhã percebemos que as pessoas estavam diferentes, acordando e descendo para o lobby do hotel bem mais tarde do que de costume. Elas vestiam chinelos e bermuda, não mostrando pressa para chegar ao Cancún Messe, ponto inicial de acesso a todos os eventos oficiais. Muitos dos hotéis de Cancún estavam ocupados nos últimos dias por participantes da COP-16. No Bel Air Collection Hotel, onde estou hospedado juntamente com muitos outros brasileiros participantes da COP, o que se podia ver eram as pessoas combinando passeios pelo centro da cidade, praias, ilhas e parques, afinal estavam exaustas depois de mais de 10 dias de intensa programação.”

* * * *


Sandro Jorge Coneglian
Engenheiro Florestal e gerente técnico da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem (SPVS)

Protagonismo brasileiro

“Aproveito para falar um pouco sobre os importantes eventos de quarta-feira, os quais ainda não havia comentado aqui. Dia 8 pela manhã, duas importantes reuniões discutiram mecanismos associados à política brasileira de mudanças climáticas. Na primeira delas participou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; na segunda, que apresentou alguns dos principais resultados do plano setorial de agricultura, Branca Americano, secretária de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente, foi a atração. Em sua fala, a ministra do Meio Ambiente – que ficou pouco tempo na plenária porque tinha outra reunião com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon – falou sobre o Fundo Brasileiro de Mudanças Climáticas, numa demonstração de que o Brasil avançou nessa COP, protagonizando vários debates em relação ao clima.”

* * * *


Leide Yassuco Takahashi
Engenheira florestal e gerente de Projetos Ambientais da Fundação O Boticário Proteção à Natureza.

Início das despedidas

“Começamos o dia de ontem bem, para quem não tinha expec­­ta­­tivas de ver coisas interes­­santes, pois já era sabido que o dia serviria para asses­­so­­res e mi­­nistros avaliarem as discussões e melhores al­­ter­­na­­­­tivas de acor­­do. No Cancún Messe já encon­­tra­­mos um número bem menor de pessoas e várias circulavam com malas, dando a impressão que já estão voltando a seus países de origem. E para não dizerem que não falei do mar, segue uma foto do belo mar de Cancún.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]