Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Fim de festa

Ontem foi o último dia da Conferência das Partes (COP-16) em Cancún, no México. Foram 12 dias de discussões e debates que não levaram a conclusões definitivas – como já era esperado – mas deram andamento a propostas que já estavam sendo negociadas e careciam de ajustes.

Guilherme Karam
Torre de observação do centro de ecoturismo Maia

Guilherme Zaniolo Karam
Biólogo e analista de projetos da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza.

Passeio Ecológico

“Nesta quinta-feira, eu e o De­­nil­­son Cardoso (SPVS) reali­­za­­mos uma visita técnica a um pro­­jeto de conser­­va­­ção florestal em uma localidade tipica­­men­­te Maia, chamada Fe­­lipe Carrillo Puerto, situa­­da a três horas de Cancún, ao lado da Reserva da Bi­­os­­fera Sian Ka’an. Trata-se da primeira iniciativa de compensação de emissões de carbono da península de Yucatán. O projeto, que tem apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), tem nome Maia (much’ kanan k’aax), que significa juntos podemos cuidar da floresta.”

* * * *

****


Leide Yassuco Takahashi
Engenheira florestal e gerente de Projetos Ambientais da Fundação O Boticário Proteção à Natureza.

Frio e calor no México

“Ao chegar nos espaços oficiais ontem, como o Cancún Messe, percebi que os estandes esta­­vam quase todos vazios, sem materiais nas bancadas. Muitas pessoas iam e vinham arrastando suas malas com as obrigatórias lembrancinhas do México. Vários partici­­pan­­tes seguiram à risca o dress code e estavam deixando o país com as famosas guaya­­beras – camisas masculinas leves feitas de algodão puro e recomendadas pelos organizadores do evento por causa do calor que faz aqui. Para as mulheres, a reco­­mendação era de que trouxéssemos vestidos leves e sandálias. Mas todos nós passamos foi muito frio, desde que desembarcamos na Cidade do México. Em Cancún a temperatura era maior e variou entre 5ºC e 23ºC, mas como ventava bastante a sensação térmica era menor do que a temperatura anunciada.”

* * * *


André Rocha Ferretti
Engenheiro florestal e coordenador de Conservação da Biodiversidade da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza.

Pessuti em Cancún

“Vejam foto do gover­­na­­dor do Paraná, Orlando Pes­­suti, em reunião do Fó­­rum Brasileiro de Mu­­dan­­ças Climáticas, reali­­zada às 10 h de quar­­ta-feira. Na mesa es­­tavam, da esquer­­da para a direita, Luiz Pin­­guelli Rosa (Se­­cre­­tário Exe­­cutivo do Fórum Bra­­sileiro de Mudanças Cli­­máticas); a ministra Iza­­bel­­la Teixeira (Ministério do Meio Ambiente); Branca Americano (secretária de Mudanças Climáticas do MMA), e o governador Orlando Pessuti.”

* * * *

André Ferretti
Governador Pessuti, em reunião do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.