O jornal argentino Clarín publicou na sexta-feira uma matéria sobre a manifestação dos funcionários da Cablevisión, uma televisão (do mesmo grupo do jornal) que passou por intervenção judicial na terça-feira. Policiais e funcionários do judiciário entraram na empresa (foto) para fazer investigações de denúncias que partiram de um grupo de comunicação concorrente que apoia o governo (o grupo Clarín é de oposição). O Sindicato Argentino de Televisão disse que o objetivo do protesto é garantir os empregos. Para eles, caso sejam feitas mudanças na empresa, trabalhadores correm o risco de ser demitidos ou submetidos a mudanças nas condições de trabalho. Segundo o jornal, a Cablevisión tem mais de 9 mil funcionários.
Romney espontâneo
O artigo “Uma nova fase da campanha para Romney” (em tradução livre) publicado no The New York Times chama atenção para as mudanças de estratégia que o pré-candidato republicano Mitt Romney vai fazer em sua campanha com o início das viagens pelos EUA. A autora, Ashley Parker, observa que ele vai trocar o comportamento contido, “quase robótico”, para tentar se demonstrar mais humano no corpo a corpo com os eleitores.
Curiosidades do ditador
O blog Shortcuts, do jornal britânico The Guardian, publicou uma lista com curiosidades sobre o ditador norte-coreano que morreu no último dia 17. O artigo “Kim Jong-il: 10 coisas que você nunca saberia” (em tradução livre) conta resumidamente a lenda do nascimento do ditador Jong-il, que teria ocorrido em um monte Paektu, considerado sagrado, e um arco-íris duplo teria aparecido. Apesar de comunista, ele gostava de coisas luxuosas, como iates e perfumes Chanel N.º 5. Outra informação curiosa é que a coleção de 20 mil DVDs do mandatário incluía filmes como Rambo, Sexta-feira e a obra completa de Elizabeth Taylor.
Nas redes sociais
“O senador brasileiro Eduardo Suplicy voltou a exigir que me permitam viajar.”
@yoanisanchez – blogueira cubana, que sofre perseguição por publicar suas opiniões em oposição ao governo cubano e não tem autorização para sair do país. O pedido de Suplicy é para que ela participe do lançamento do documentário Conexão Cuba-Honduras no Brasil.
“@rhinzpeter, no PC temos a consciência tranquila de que em 100 anos de existência, jamais participamos de uma ditadura.”
@camila_vallejo – principal líder estudantil chilena em resposta a Rodrigo Hinzpeter, ministro do Interior do Chile, que criticou o Partido Comunista chileno por ter enviado condolências pela morte do ditador Kim Jong-il, da Coreia do Norte.
Deixe sua opinião