Já é bem conhecido o fato de que Bashar Assad, há 11 anos no poder, é o sucessor de seu pai, Hafez Assad, que ocupou a presidência da Síria por 30 anos. A reportagem “Os Assads: Uma dinastia com mão de ferro”, publicada no site da rede de tevê Al Jazeera em inglês, vai além e conta como foi a sucessão de pai para filho e o que os dois governos têm em comum. Bashar não era o favorito de seu pai para assumir a presidência. Ele estava muito mais dedicado aos estudos de Medicina na Inglaterra do que à política. Seu irmão mais velho, Basil, é que vinha sendo preparado, mas morreu em um acidente de carro. O jovem médico foi trazido de volta à Síria e recebeu uma série de títulos militares e teve sua imagem trabalhada para ser aceito pela opinião pública. A reportagem também cita diversas ocasiões, nos anos 1980, em que o governo de Hafez usou de repressão, assim como faz seu filho agora.
A receita
A presidente Dilma viajou neste sábado para a Argentina, onde assistiria à posse de Cristina Kirchner e participaria de uma reunião bilateral com a presidente reeleita. Não só Cristina, mas muitos argentinos querem saber a receita do sucesso do Brasil. O cientista político argentino Rodrigo Mallea está morando no Rio de Janeiro e é autor do blog Vivir em Rio (Viver no Río), hospedado no site do jornal La Nación, da Argentina. Seu objetivo é tentar entender o “fenômeno Brasil”, de que tanto se fala na Argentina e em todo o mundo. Apesar de estar centrado na cidade e na cultura do Rio de Janeiro, o blog acaba por formar uma imagem do Brasil como um todo. Para os brasileiros, é interessante saber um pouco mais sobre como os “hermanos” nos enxergam.
Mapa do CO2
Depois de duas semanas de discussões em Durban, África do Sul, na Conferência sobre o Clima (COP-17), as questões ambientais ganharam destaque no mundo. Um mapa interativo publicado no site do jornal britânico The Guardian ajuda os leitores a ter uma visão global da emissão de carbono, além dos índices das grandes potências que já são bem divulgados. É possível clicar em cada país, entre todos os do mundo que têm o índice de emissões de CO2 registrado, e conferir quantos bilhões de toneladas de carbono emitem por ano e qual sua posição no ranking mundial. O Brasil é o 18.º. Em primeiro lugar está a China, seguida dos EUA.
A Rússia de Putin
A edição da revista The Economist da última semana traz como matéria de capa “A Rússia de Putin”. O atual primeiro-ministro russo foi presidente de 2000 a 2008 e pretende voltar ao cargo no ano que vem. A revista faz uma análise bastante crítica dos motivos pelos quais Putin tem grandes possibilidades de voltar à presidência, “apesar do desprezo de seu governo para com os direitos humanos” e dos protestos contra fraudes nas eleições parlamentares realizadas no fim de semana passada. A primeira razão é que Putin é extremamente popular e a segunda é que, graças aos preços altos do petróleo, ele conseguiu garantir um aumento do padrão de vida do povo russo. A reportagem define a imprensa russa como “amordaçada” e chama o atual presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, de fantoche de Putin.
Redes sociais
“No meu primeiro dia no cargo, eu vou mudar a Embaixada dos EUA de Tel Aviv para o local escolhido de Israel, Jerusalém.”
@newtgingrich – Newt Gingrich pré-candidato republicano à presidência dos EUA, cotado como favorito do partido nas últimas pesquisas.
“Temos uma oportunidade histórica de nos tornarmos grandes protagonistas do século 21.”
@CFKArgentina – Cristina Kirchner, ao comentar a criação da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC).