Primeiro foram as intensas nevascas. Depois uma onda de frio que quebrou recordes de temperaturas negativas nos Estados Unidos. O chamado “vórtice polar” paralisou parte do país e deve gerar um prejuízo estimado em US$ 5 bilhões, segundo analistas. Em seu twitter, o bilionário Donald Trump aproveitou o fato para se unir ao grupo daqueles que consideram o aquecimento global uma farsa. “Nosso planeta está congelando e os cientistas do aquecimento global estão presos no gelo”, ironizou o magnata.
“Essa bobagem de grandes prejuízos com o aquecimento global tem de acabar. Nosso planeta está congelando, as temperaturas atingindo recordes negativos e os cientistas do aquecimento global estão presos no gelo.”
Donald Trump, empresário norte-americano em seu twitter.
Variações climáticas
Para responder a Trump, o site Businessweek, do grupo Bloomberg, publicou um texto explicando o que é o vórtice polar e ressaltando que, por mais estranho que pareça, ele também pode ser consequência do aquecimento global. A publicação ressalta que o aumento na temperatura média do Ártico gera correntes de ar que podem dar origem ao vórtice polar, uma intensa massa de ar frio proveniente do polo norte. “Mudanças climáticas incluem uma variedade bem maior de fenômenos do que apenas temperaturas mais elevadas”, diz o Businessweek. Fortes nevascas e invernos mais rígidos estão entre eles.