Para muitos, a arquitetura é a parte mais sensível da engenharia – sua função extrapola a dos cálculos exatos para expressar em linhas e formas a inspiração do seu autor. O arquiteto personaliza a obra. Comparativo possível na moda com o estilismo: as atividades que gravitam em torno da indústria da confecção são as mais variadas, mas o que individualiza uma coleção é o toque do designer – quanto mais criativo e empenhado em pesquisas ele for maiores serão as chances do seu produto atender às expectativas de um público que foge da padronização.
Por encontrarem correspondência no item “emoção” a arquitetura e o estilismo mantém um canal aberto ao trânsito para profissionais, ou futuros profissionais, entre as duas áreas. Arquitetas por formação, as paranaenses Juliana Moriya, Heloisa Strobel Jorge e a designer de sapatos Ana Paula Zampieri não tiveram dúvidas quando trocaram o cimento, o vidro e o aço pelos tecidos e couros. Materiais,sem dúvida, mais flexíveis e maleáveis à concretização de suas inspirações.
Juliana Moriya confirma com a sua trajetória que fez a escolha certa.”Desde pequena me interesso por moda. Mas a decisão de trocar a arquitetura pelo estilismo surgiu depois de uma viagem espiritual ao Japão quando pensei muito sobre a vida, o presente, o futuro. Refleti sobre o trabalho e decidi que deveria me arriscar e ir atrás do que realmente iria me satisfazer. A arquitetura continua importante para mim, pois foi essencial na minha formação como estilista”, revela Juliana.
Com o diploma de Arquitetura da PUC-Pr nas mãos, matriculou-se no curso técnico em Estilismo de Confecção Industrial, do Senai/Pr. Descrita como sonhadora e criativa, também é ousada e corajosa, como convém a toda ariana. Por isso, aproveitou todas as oportunidades que lhe surgiram para colocar à prova sua vocação e ampliar os seus conhecimentos: participou e foi finalista de diversos concursos: VII Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda, que teve como tema o controvertido escritor Paulo Leminski; LYCRA Future Designer, 10º Paraná Criando Moda (Maringá) e V Desafio Passarela – Senai Pr.
O seu primeiro lugar em concursos, contudo, veio através de um desafio nacional e sob a avaliação de uma rigorosa comissão julgadora, que incluiu Alexandre Herchcovitch e Constanza Pascolato. Juliana foi a vencedora da última edição do IT MTV Elle Fashion Fabric, realizado em São Paulo. Contou pontos preciosos para esta sua conquista a sua formação em arquitetura, que lhe deu subsídios para “construir” roupas com acabamento apurado, linhas equilibradas e arremates criativos.
Dos bastidores da costura, mostrados na telinha, para a passarela de um importante evento de moda foi um passo: em junho passado apresentou sua coleção Verão 2012 na Casa de Criadores, em São Paulo e agora está preparando os looks Inverno 2012 para desfilar em janeiro nesta semana de moda dedicada aos novos talentos.
Enquanto isso, a estilista lançou o site da marca Juliana Moriya e passou um mês na Europa usufruindo o prêmio do IT MTV Elle Fashion Fabric: participou de workshop na L´Oreal, em Paris e do Fashion Design Summer Course, no Istituto Europeu di Design, em Milão. Blogs e sites internacionais, como o U+ Magazine, citam seu nome destacando o bom acabamento e as técnicas utilizadas na produção de suas peças.(Crédito: looks frente e verso. Foto: PixPhoto. Modelo:Larissa Duarte. Make Up:Ney Borges)
INFORMAÇÕES EXTRAS
– Acácio Mendes, vencedor do VII Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers, que teve como inspiração a obra de Paulo Leminski, participou do quadro Prêmio Estilista Revelação, do TV Xuxa, da Globo, ficando em segundo lugar numa acirrada disputa. Atualmente é um dos favoritos para vencer o Projeto Fashion, comandado por Adriana Galisteu, na Band.
– Danielly Narimato, estudante da UEL, conquistou o primeiro lugar na categoria jeanswear, do LYCRA Future Designers 2011. Ela obteve o segundo lugar no VIII Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers, que teve como tema Minha Cidade Vira Moda. A arquitetura modernista da rodoviária de Londrina foi sua inspiração.
-Heloisa Strobel Jorge, aluna do último ano do curso de moda do TECPUC, obteve o segundo lugar no Paraná Criando Moda, que aconteceu em 10 de novembro, em Maringá, realização do Sindicato da Indústria do Vestuário.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião