Mesmo com a concorrência instantânea das mídias ligadas à Internet, que num segundo “entregam” um produto a milhares de consumidores, os programas gerados pela televisão continuam exercendo um poder mágico. As novelas, não importa as inovações que aconteçam no seu entorno, revelam nas pesquisas de audiência sua força canalizadora de público. Hoje, como ontem ou mais distante no tempo, aparecer na rede, que comprovadamente tem mais aparelhos ligados nas suas atrações, é o sonho ou objetivo de empresários e designers principalmente os das áreas de moda e beleza. É uma vitrine que não tem comparação com nenhuma outra mesmo aquelas instaladas nos shoppings de maior movimento.
A designer curitibana Maria Ignez Simões tem vivido a emocionante experiência de reconhecer colares, brincos e pulseiras, que saíram de suas mãos, compondo figurinos de personagens – quanto mais polêmicos, melhor! – de novelas transmitidas pela Rede Globo. Ainda na recém-terminada Aquele Beijo, peças suas foram companhias assíduas de Jaqueline Lawrence, Elisângela, Elisa Lucinda e Leilah Moreno. Mas Deborah Secco, Flávia Alessandra, Camila Pitanga, Luiza Brunet e Débora Nascimento também passaram por alegrias e tristezas em looks complementados por criações de Maria Ignez.
Persistência, insistência e paciência são recomendáveis a quem pretende furar “o cerco” ou derrotar a acirrada concorrência para conseguir os minutos de fama ao seu produto no valorizado horário nobre da Globo. E estas nunca faltaram à designer de bijuterias, que viu o seu sonho começar a se concretizar ao participar de feiras de negócios, como a do Senac Rio Fashion Business. Produtores da Rede Globo visitaram o seu estande e encantaram-se pelo colorido de suas vistosas peças. Não demorou muito e suas peças passaram a integrar o acervo do figurino mais cobiçado do Brasil.
COMO COMEÇOU
Maria Ignez Simões é apaixonada por bijuterias – que, segundo ela, combina mais com a sua personalidade ativa e irrequieta, sempre ansiosa por ver uma peça pronta. Na sua avaliação, o processo de criação na joalheria exige mais tempo de elaboração e confecção. A descoberta de sua vocação surgiu quando cursava Desenho Industrial – Projeto de Produto na PUC/Pr. Na época desenvolveu seus primeiros colares, brincos e pulseiras, que as amigas adoraram. E não parou mais –lhes dedica atenção integral imersa na pesquisa de materiais e na composição de cores e pedras que a seduzem e ativam a sua energia. A inspiração brota de fontes inesperadas: pode ser um lugar inusitado pelo qual passa, o comportamento de pessoas circulando pelas ruas, flores, arquitetura…
COMO CONTINUA
O mais recente lançamento de Maria Ignez, em março, teve dupla comemoração: na mesma data, ela inaugurou também o seu showroom em Curitiba, na Villa Maria Antonio, um interessante espaço na Rua Gutenberg, que reúne designers de várias áreas.
Cravejada de strass, a coleção Glamour tem a proposta de fazer as mulheres se sentirem divas. Ágata bruta, pérolas de água doce, madrepérola e outras pedrarias envolvem-se em prata 925 e se transformam em acessórios marcantes e cheios de brilho próprio. Mas para quem quer se sentir ainda mais especial, eis uma dica: Maria Ignez também desenvolve peças para atender o sonho de quem quer marcar de maneira única uma data “só sua”, como o Baile de Debutante ou a Festa de 15 anos.
CHORINHO CHARMOSO
Não são apenas celebridades que exibem acessórios e roupas paranaenses. Outros personagens, digamos mais discretos embora importantes no enredo, aparecem vestindo-se na “última moda” nas telinhas da Globo. Filhos “de colo” – alguns até já aprenderam a falar e a andar – de sofridas mocinhas das novelas circulam elegantemente com a grife Paraíso Moda Bebê.
Uma das principais confecções do segmento infantil do país tem sede em Terra Roxa, município situado no extremo oeste do estado. A empresa, fundada por Celma de Assis Rossato, em 1992, quando a produção ainda era totalmente artesanal, conta hoje com dez unidades de produção e gera 800 empregos diretos e indiretos. Seu público-alvo é um consumidor muito especial – ele não manifesta ainda sua vontade na hora de escolher o que vai usar, mas tem mãe, avós, tias e madrinhas bastante exigentes para assumir esta tarefa.
Graças a este foco bem direcionado, a Paraíso Moda Bebê ajudou a impulsionar a industrialização de Terra Roxa, que atualmente conta com 48 fábricas voltadas ao mesmo segmento. Condição que transforma a região num dos mais importantes polos do setor do vestuário do Paraná – o que integra o APL – Arranjo Produtivo Local – Moda Bebê.
INFORMAÇÕES EXTRAS
“Onde tem bebê na telinha, tem Paraiso Moda Bebê.” Este até pode ser um slogan a ser adotado pela empresa paranaense diante da constância com a qual os seus produtos aparecem na programação televisiva. Apenas nos últimos meses a confecção vestiu personagens de poucos meses nas novelas Insensato Coração, Aquele Beijo, Morde e Assopra, Passione, Fina Estampa, Ti-ti-ti e Malhação. Mas a participação não para aí: seus “ bebês” já foram vistos no Esporte Espetacular, Domingo Legal, na TV Fama, Rede TV e no SBT (Raul Gil).
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